O segundo semestre promete ser bem produtivo para a equipe do Dat - Formando o Cidadão do Futuro. Os encontros mensais prometem trazer novas propostas de trabalho e os educadores, novas experiências com as suas turmas. Em agosto, as redes de ensino de Arujá, Biritiba Mirim e Poá retomaram as ações. E, para começar o semestre, além dos preparativos para a tradicional Mostra de Talentos -
O Jornal em Parceria com a Educação, as coordenadoras do Programa Jornal e Educação (PJE) levaram mais propostas de atividades, e, desta vez, direcionadas à disciplina de Ciências. Os exercícios, propostos aos níveis de ensino atendidos pelo projeto, debateram sobre o meio ambiente, em especial, a poluição. Um tema frequente no ambiente escolar, e que precisa ser discutido em virtude da situação em que o planeta se encontra.
Em torno do tema "Lixo: consequências para a saúde e o meio ambiente", os professores pesquisaram no jornal Dat matérias sobre o meio ambiente; em seguida, divididos em grupos, coube a cada um desenhar um ambiente limpo e outro sujo; depois, eles debateram sobre essas duas vertentes e propuseram ações de conscientização para se construir um planeta mais limpo, civilizado e consciente. Cada grupo, ainda, fez uma campanha para ajudar a amenizar a situação. E, para finalizar a sequência didática, a turma foi responsável pela dramatização de uma plenária para explorar o assunto de forma mais complexa.
Debate
Como numa "roda viva", sete educadores interpretaram os seguintes personagens: um político (para abordar projetos para amenizar a situação); dona de casa (que enfrenta o problema); um comerciante (que também está ao redor dessa situação); uma criança (que, desde cedo, enfrenta esse problema e é orientada em sua escola sobre o assunto); um especialista (para abordar as questões ambientais); um médico (para abordar as questões da saúde). O restante dos participantes formou o público, que ficou incumbido de se manifestar por meio de cartazes produzidos e de fazer perguntas direcionadas a cada um dos personagens.
Todos foram conduzidos por um mediador, que organizou a explanação de cada personagem, que, como representante da sociedade, explicou o seu papel de acordo com a sua função. E, também, conduziu as perguntas do público. Em cada encontro, as discussões foram abrangentes, levando em conta questões com relação ao meio ambiente, à saúde e à conscientização do próprio ser humano sobre suas ações.
Aplicação
A professora de Ciências Vanessa Maria Gomes Bonfim, que leciona para o Fundamental II na Emeb Estância Hidromineral de Poá, acredita que as atividades sugeridas vão incrementar as suas aulas. "Na escola, já estamos trabalhando esse contexto ambiental. Em parceria com professores de arte e redação, dentre outros, fizemos uma atividade na qual os alunos tinham que elaborar uma escultura com materiais reutilizáveis, da própria casa, e, por meio disso, produzir um texto com base na ciência. Sempre estimulamos nossos estudantes a participar das ações do Dat, dentre elas do Concurso de Desenho e Redação. Este é um modo de deixá-los sempre envolvidos", comenta.
Quem também aprova a utilização do jornal é a educadora de Marcia Bispo das Neves Maciel Escola, que leciona Ciências para o Fundamental II da Emeb Doutor João Pedro de Almeida. "É importante o uso do jornal em sala, porque eu observo que não só nós, mas eles também podem ver que esse assunto do meio ambiente permeia toda a comunidade, o bairro, o município. Não é uma coisa restrita a eles. A utilização desse veículo vem mostrando que o que aprendem em sala utilizam no seu dia a dia. Isso faz com que eles ampliem os seus horizontes. Vou aproveitar bastante as atividades deste encontro. Estou trabalhando sobre o lixo, então, este foi mais um aprendizado que me ajudará a desenvolver ações inovadoras e interessantes por meio do projeto do Dat", finaliza.