Como sempre considerados zebras ou surpresas na briga pelo título do Campeonato Paulista, os 12 times do interior se reforçaram bastante para a temporada de 2019. Estão mais fortes do que o ano passado. O grupo é puxado pelo pelotão que vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, formado por seis clubes: Ponte Preta, Guarani, Oeste, São Bento, Bragantino e Botafogo (Ribeirão Preto).
A Ponte Preta brigou pelo acesso até a última rodada da Série B em 2018. O São Bento fez campanha irregular. O Botafogo subiu para a Série B e acaba de ser transformado em clube-empresa, prometendo investimentos pesados nos próximos anos. O Bragantino também subiu da Série C e parece fortalecido. Foi campeão paulista em 1990 sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. Guarani e Oeste foram, respectivamente, campeão e vice da Série A2 no ano passado.
O Red Bull Brasil é puramente um time empresarial, que sonha com voos altos em nível nacional, enquanto que o São Caetano tem há duas décadas um perfil empresarial de administração. Em 2004, sagrou-se campeão estadual, tendo Muricy Ramalho como técnico. Idem para o Ituano, que já foi campeão paulista duas vezes: em 2002 e 2014.
Mais distantes da capital, Novorizontino e Mirassol são "ilhas bem organizadas". Têm estruturas sólidas e condições de fazer uma boa campanha. A Ferroviária é tradicional e conta com a força da torcida e da bela Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
A primeira meta dos clubes do interior é sempre a permanência na primeira divisão, mas para alguns há também um objetivo em segundo plano. É garantir vaga na Série D de 2019 e entrar no calendário nacional.
São três vagas em disputa para cinco times: Red Bull Brasil, Mirassol, São Caetano, Ituano e Novorizontino. A Ferroviária já tem vaga garantida por ter sido vice-campeã da Copa Paulista em 2018.
Rivalidade
Atual campeão da Série A2, o Guarani está de volta para a primeira divisão estadual. Depois de cinco anos distante da Série A1, o time de Campinas trouxe reforços importantes e promete brigar pela classificação às quartas de final. Com orçamentos inchados pela Série B do Brasileiro, que começa só em abril, Oeste, São Bento, Ponte Preta, Bragantino e Botafogo também são os favoritos para avançar de fase.
Em um dos melhores momentos dos últimos anos, o Guarani trouxe nomes importantes para 2019 como o zagueiro Diego Giaretta, o lateral-direito Léo Príncipe, os atacantes Lucas Crispim e Thiago Ribeiro, além do técnico Osmar Loss, ex-Corinthians. Com o elenco quase completo, o clube fala que o primeiro objetivo é se manter na Série A1, mas não esconde a pretensão de avançar à fase de mata-mata no Grupo B, que tem Novorizontino, Palmeiras e São Bento.
Já a rival Ponte Preta montou um grupo com nomes menos badalados, mas aposta na estrela do técnico Mazola Júnior para crescer de produção. Os jogadores mais conhecidos do elenco são os laterais-direitos Arnaldo e Luís Ricardo, o volante Mantuan, os meias Tiago Real e Gerson Magrão e o atacante Thalles, promessa do Vasco. Como caiu no Grupo A - ao lado de Red Bull Brasil, São Caetano e Santos -, o clube acredita que tem chance de terminar entre os dois primeiros. (E.C.)