Paco García anunciou oficialmente o seu desligamento do Mogi das Cruzes/Helbor na manhã de ontem em coletiva de imprensa. Depois de três anos à frente do clube mogiano, o espanhol irá voltar a sua terra-natal para ficar mais perto da família. Quem assumirá o comando do time será Danilo Padovani, até então seu assistente.
Na entrevista coletiva, Paco fez questão de estender as bandeiras do Brasil e da Espanha juntas. "Depois de três anos, vou sair e o Danilo vai assumir. Três semanas atrás chegamos a essa acordo. Minhas decisões pessoais para chegar a esse acordo foram muito importantes. Cheguei para ficar cinco meses e fiquei três anos", exclamou. "O que posso fazer neste momento é agradecer muito por conhecer uma escola de basquete maravilhosa. Obrigado a todos que respeitaram o meu trabalho desde o começo e a torcida, que para mim, sem dúvida, é a melhor do Brasil. Eu sempre serei um torcedor a mais do Mogi. Com muito orgulho, serei mais um mogiano."
De todos os momentos que passou em Mogi das Cruzes, Paco cita alguns jogos que marcaram a sua carreira, mas lembra com carinho da sua primeira partida na cidade e da última [no sábado passado]. "Pessoalmente, para um cara com 30 anos de profissão como eu, olhar para a arquibancada no jogo contra o São José e ver tudo completamente lotado é indescritível. A minha primeira partida aqui havia umas 300 pessoas e a entrada era grátis. É algo inesquecível. De arrepiar. Não dá para esquecer nenhum momento que eu vivi aqui."
Para o secretário municiapl de Esportes e Lazer de Mogi, Nilo Guimarães, a evolução que o Mogi das Cruzes/Helbor teve com Paco García como técnico é indiscutível. "Ele transformou o projeto Mogi das Cruzes. Hoje temos uma boa infraestrutura, sala de fisioterapia, sala do coach e médico. Mudamos toda a nossa estrutura por conta de uma cultura diferente que ele trouxe para a gente. Já apresentamos o nosso novo técnico, que já trabalha há três anos com o Paco, e a ideia era essa desde o início. O Danilo é a pessoa certa para dar continuidade a esse trabalho."
A promoção de Danilo Padovani também encheu Paco García de orgulho: "Quando nós contratamos o Danilo eu estava aqui há três semanas. Ele estava na base do Pinheiros. O objetivo era que um dia ele fosse meu substituto, foi o que eu disse para ele na época. Para mim, a promoção dele é um motivo de muito orgulho. Estou seguro que ele fará um bom trabalho".