O Festival de Inverno Serra do Itapety 2015, que se encerrou neste último domingo, foi mais uma realização de sucesso, em que o público da cidade se demonstrou receptivo à programação oferecida, comparecendo e prestigiando as atividades nos diferentes palcos. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, avalia positivamente a iniciativa e destaca como pontos altos a diversidade e a descentralização.
"Além da programação inteiramente gratuita, tivemos atrações muito diversificadas, que atraíram desde o público infantil até o adulto e, também, bastante abertura para a música instrumental, o que foi interessante. A descentralização é outra característica que novamente deu certo. Tivemos apresentações em bairros e igrejas e, em todas elas, houve uma boa resposta do público", frisa.
Ao todo, segundo cálculos da Secretaria de Cultura, cerca de 25 mil pessoas marcaram presença nas atrações do festival. A abertura, com o concerto do maestro João Carlos Martins foi um dos ápices de público - em pouco mais de um dia todos os 800 ingressos foram distribuídos, em troca de doações para a Campanha da Agasalho. Outros eventos, contudo, também registraram casa cheia, como o concerto da Jazz Sinfônica e a peça "O Barbeiro de Sevilha", do programa Ópera Curta.
Apresentações locais, como a do Coral Musicativa no Teatro Vasques no último domingo, também tiveram bom público. Para o secretário, toda essa receptividade é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, com a oferta e divulgação de atividades culturais ao longo de todo o ano. "Trabalhamos para oferecer a cultura e também para formar público. Percebemos que muitas pessoas já acompanham a programação da Secretaria de Cultura e o Festival de Inverno serviu para reforçar isso", pontua.