A otimização do tempo e facilidade no trajeto da viagem foram os principais benefícios citados por quem utilizou o Expresso Leste da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), após a ampliação dos horários das viagens sem a necessidade de baldeação na Estação Guaianazes, realizada no período da manhã e nos finais de semana, e que começou a operar ontem. Aqueles que usufruem dos serviços, em especial, os trabalhadores, que viajam diariamente para a capital, esperam que a baldeação acabe em definitivo. 
Ainda não há uma data fixa para os trens circularem em todo o horário comercial, de segunda a sexta-feira, conforme informou o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. No entanto, a reivindicação é antiga, e as discussões continuam para que, futuramente, com o decorrer dos testes que estão sendo realizados, a mudança seja integral. "Com essa fase sendo implementada durante a semana e aos finais de semana, nos próximos meses pode ser em toda a extensão para atender a população que espera há anos. Esperamos conseguir em poucos meses, não vou determinar prazo para não ficarmos reféns sem reconhecer a dificuldade e desafios que possamos enfrentar", explicou Baldy.
Ontem, a reportagem do Mogi News percorreu a estação Estudantes, e conversou com alguns passageiros. A enfermeira Vanda Reis, de 30 anos, destacou a importância do transporte expresso em todos os horários. "Seria mais efetiva a mudança caso abrangesse o horário de pico, quando as pessoas estão indo ou voltando do trabalho".
Quem também sugeriu mudanças foi o porteiro Mauro dos Santos, 58. "Eu pego trem só até a estação de Poá, não chego até Guaianases, onde era feita a baldeação. Sinto falta de mais trens, em mais horários, porque está sempre cheio", apontou.  
A auxiliar de loja Amanda Silva, 20, destacou a demora para chegar ao destino. "Agiliza o tempo, as pessoas chegam mais rápido no serviço. Com a demora pela baldeação, a gente passa mais tempo no transporte do que em casa", contou. 
Para a estudante Milena Silva, 20, o Expresso Leste já era esperado pela população. "É uma reivindicação antiga dos usuários dessa linha da CPTM, então é algo muito bom, porque facilita o trajeto e a nossa rotina". 
*Texto supervisionado pelo editor.