O protagonismo das mulheres nos negócios e na sociedade deu o tom do evento "Todas por Elas", promovido pelo Sebrae-SP no Alto Tietê. O encontro, realizado na terça-feira (18), reuniu conhecimento, networking e intercâmbio de vivências. A iniciativa marca o Dia Internacional da Mulher Empreendedora, celebrado em 19 de novembro.
No Alto Tietê, ao menos 43% dos negócios são comandados por mulheres que estão à frente de empresas dos setores do comércio, serviços, indústria, agronegócio e inovação. "Precisamos alcançar lugares de decisão, pois temos esse olhar feminino para o que precisa ser feito em nossa sociedade. Sou muito grata às mulheres que estão aqui e já fizeram esse movimento, pois são fontes de inspiração, exemplo e força para construir um lugar diferente para vivermos", destacou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
O "Todas por Elas", iniciativa do Sebrae Delas, busca colocar as mulheres como protagonistas de suas vidas e de seus negócios. "Muitas mulheres não se enxergam como donas de suas empresas ou não percebem o diferencial de suas trajetórias. Queremos resgatar e empoderar essas empreendedoras para que visualizem o quanto são potências incríveis. Quando elas compartilham suas histórias, geram identificação e formamos uma rede mais forte e propositiva", afirmou a gestora regional do Sebrae Delas no Alto Tietê, Roseli Lima Bezerra.
O evento reuniu quatro empresárias que participaram do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: Regiane Rodrigues de Souza, do Recanto Cheio de Cheiro; Vanessa Weckwerth Dantas, da Mecânica Castello; Priscila Rossini, do Estúdio Rossinis; e Jacqueline Feliciano, da Marelo Logística Internacional, que conquistou o segundo lugar na categoria Negócios Internacionais na etapa estadual. As participantes compartilharam suas trajetórias, desafios e conquistas ao longo de suas jornadas empreendedoras.
A proprietária da Mecânica Castello atua há 18 anos no ramo de oficinas mecânicas e produz vídeos para compartilhar suas experiências e dicas com profissionais do setor. "Não faço os vídeos para vender, mas para mostrar o que fiz para a minha oficina dar certo. A consequência é inspirar outras mulheres", ressaltou Vanessa.
Durante o encontro, instituições financeiras também apresentaram linhas de crédito disponíveis para mulheres empreendedoras e orientações sobre como acessar os financiamentos. Além disso, o evento contou com uma feira de produtos artesanais com produtos de alimentação, beleza, artesanato, papelaria e bem-estar para o público.