O pontapé inicial da 3ª edição da OLIMC - Olímpiada Cultural do Alto Tietê foi dado. Uma live, transmitida pelo canal oficial do evento no YouTube (@olimcoficial), apresentou os detalhes desta edição. As inscrições serão abertas oficialmente no dia 1º de agosto, por meio de edital público que reunirá informações sobre categorias, critérios, prazos e formas de participação. 

Com o tema “Energia Segura”, esta edição é voltada a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da rede pública, das cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano. A proposta é incentivar a expressão artística, promover o pensamento crítico e ampliar o repertório dos jovens por meio das linguagens de Artes Visuais, Audiovisual, Criação Literária, Dança, Música, Patrimônio Histórico e Teatro. A iniciativa inclui visitas às escolas, oficinas formativas, avaliação por júri e uma grande cerimônia de encerramento, com apresentações ao vivo e divulgação dos vencedores. 

Para Mayara Dallila Soares, aluna da Escola Estadual “Professor Sebastião de Castro”, de Mogi e vencedora da categoria Criação Literária em 2024, a experiência foi muito positiva. “Sou boa em falar e gosto muito de escrever. Participei da criação e apresentação literária, ganhando em primeiro lugar, no tema do ano passado ‘Inclusão e Paz’. O processo foi um pouco difícil, porque, quando a gente tem um tema para encaixar, às vezes, queremos dar uma fugida, expandir, mas a produção foi uma experiência incrível e vai ser muito legal participar este ano também”, comenta. 

Ela destaca, ainda, que o maior desafio foi a ideia inicial. “Você tem o tema, bastante ideia, contudo, para um concurso, é preciso pensar sempre filtrando, pegando os melhores. Eu tive muita insegurança nessa parte, devido às várias ideias. Inclusão e Paz é um tema muito amplo. O que imaginei e coloquei no meu texto foi o que seria o mundo ideal, com inclusão e paz. Esse foi o título do meu projeto ‘Mundo ideal’”, finaliza. 

A realização da OLIMC integra o Plano Anual de Atividades da Rede de Museus da Energia 2025, da Fundação de Energia e Saneamento, viabilizado com apoio da EDP, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - ProAC ICMS, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com o projeto nº 53320.  Apoio institucional das Prefeituras de Biritiba, Ferraz, Guarulhos, Itaquá, Mogi, Salesópolis e Suzano.

Todas as atualizações podem ser conferidas também pelo Instagram oficial do projeto @olimcoficial ou pelo Facebook: facebook.com/olimcoficial

Fundação Energia e Saneamento

Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como  Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da  preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. 

A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.      

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia