A Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria de Mogi das Cruzes deu início na quarta-feira (23) a um trabalho de hidrojateamento, para a desobstrução de tubulações de captação de água em um total de sete ruas da cidade. Os trabalhos são feitos em parceria com a empresa NORTESUL e vão atender locais previamente mapeados pelas equipes do departamento de drenagem da Secretaria. O objetivo é garantir o bom funcionamento do sistema de escoamento de águas pluviais, prevenindo a ocorrência de enchentes e alagamentos.
A primeira via a receber os trabalhos é a Professor Flaviano de Melo, na região central. Ali, os trabalhos de desobstrução vão atender a uma extensão total de 495 metros. As demais ruas que serão alvo do trabalho, composto inicialmente por um diagnóstico para confirmar a necessidade da limpeza, são: rua José Alves dos Anjos, Praça Francisca de Mello Freire, rua Fidalgo, rua Antônio Veiga Cruz, rua Mariano de Souza Melo e avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.
Ao todo, os serviços serão feitos numa extensão total de 3.646 metros. Trata-se de um serviço preventivo, que é sempre realizado ao término do verão, até por uma questão de viabilidade técnica. A meta é aproveitar o período de estiagem e deixar a cidade mais bem preparada para as próximas chuvas. A previsão é que os trabalhos nessas sete vias sejam concluídos em cerca de 90 dias, prazo este que pode sofrer alterações a depender do grau de complexidade identificado em cada ponto.
Paralelamente a isso, os trabalhos do departamento de drenagem seguem sendo realizados em diversos outros pontos do município. De janeiro a março deste ano, as equipes já fizeram a desobstrução de mais de um quilômetro de redes subterrâneas de drenagem, além de cuidar da roçada manual de 39.538 metros quadrados de córregos e/ou valas pluviais, mais limpeza mecanizada de 2.645 metros quadrados de córregos e valas de drenagem.
As equipes também fizeram durante o primeiro trimestre do ano o bota fora de 284,6 toneladas de materiais depositados impropriamente, que causam o estrangulamento de cursos d´água e a obstrução de tubulações de drenagem.
O hidrojateamento é considerado um trabalho mais preciso do que outros métodos de limpeza, como a remoção mecânica ou manual. Isso ocorre porque ele se baseia na utilização de jatos de água de alta pressão para remover resíduos, o que permite uma limpeza mais profunda e eficaz, sem causar danos às superfícies ou à estrutura.