As Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Serviços Urbanos e Infraestrutura de Mogi das Cruzes realizarão nesta quinta-feira (10), a partir das 8 horas, um trabalho de poda de adequação no Largo do Socorro. O local possui árvores de grande porte e, por isso, serão utilizados caminhões e veículos de apoio para auxiliar na execução dos trabalhos. Não haverá supressão de árvores, mas apenas a poda de galhos. O trabalho contribui para o crescimento saudável das espécies, além de colaborar para a melhoria da iluminação e da visualização de placas de sinalização.

O trabalho de poda é realizado continuamente e, para solicitá-lo, o cidadão pode fazer o pedido pelo aplicativo Colab (disponível para sistemas IOS e Android) ou pelo telefone 156. Somente este ano, foram realizadas 450 podas em parceria com a EDP, realizadas no Dia D da Poda, que acontece semanalmente e atende árvores em contato com a rede elétrica.

Além disso, também estão sendo atendidos atualmente 269 pedidos feitos via Ouvidoria e Colab (tanto em áreas públicas ou em contato com a rede elétrica).

Apenas em 2025, foram realizadas 150 podas de rotina, feitas diariamente pelas equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, além de 63 podas em situações de emergência (chuva e vento, como parte da Operação Verão)

Também foram realizadas 32 supressões de árvores com risco de queda, a partir de análises fitossanitárias e com respaldo da Defesa Civil. As supressões são realizadas somente quando as árvores apresentam comprometimento fitossanitário e risco de queda, ameaçando pedestres e motoristas.

Sempre que há uma situação como essa, é solicitado um laudo fitossanitário, além de um parecer de Defesa Civil. A partir desse trabalho, quando há risco de queda, a supressão é autorizada. Um caso recente ocorreu em janeiro deste ano, em frente ao Cemitério São Salvador, onde havia uma árvore tipuana que apresentava risco de queda e foi suprimida.