O fisioterapeuta de Mogi das Cruzes, Dr. Luiz Felipe da Guarda, foi o mais votado e eleito para conselheiro estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). Os dados foram divulgados na última terça-feira (10) pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele participou pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.
Há 20 anos trabalhando com pessoas com deficiência física e intelectual, o fisioterapeuta foi presidente do Conselho Municipal de Assuntos das Pessoas com Deficiência (CMAPD) de Mogi das Cruzes. "Agora estou como membro do Conselho, e na última reunião, coloquei meu nome à disposição para concorrer ao cargo do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. Rapidamente a Apae de Mogi me cedeu o CNPJ para poder representá-la em uma cadeira no Conselho”, contou.
Luiz Felipe, que também é articulista do Mogi News/Dat, foi o conselheiro mais votado da Macrorregião 1 do Estado de São Paulo, que engloba o ABC Paulista, Alto Tietê, Guarulhos, Osasco, Barueri e a capital. “Eu fiz uma campanha bem rápida e não imaginava nem entrar, mas surpreendentemente eu fui o mais votado da região e da Macrorregião 1”, disse.
Estar no Conselho Estadual, para o fisioterapeuta, é um novo desafio. "Não sei o que vem pela frente, mas eu tenho certeza de que colocarei a voz no Conselho Estadual e levarei os anseios da região. Lutarei por incentivos de políticas públicas para pessoas com deficiência, por mais visibilidade aqui para nossa região”, disse. “Precisamos mostrar a importância desse público que hoje, no Estado de São Paulo, é estimado em torno de 3,4 milhões de pessoas. Então precisamos realmente criar novas políticas públicas, principalmente de inclusão e acessibilidade”, completou.
O conselheiro, de acordo com Luiz Felipe, tem como função trazer novas políticas públicas, ouvir as demandas da população e fiscalizar o que está sendo feito. “Ser um conselheiro, ter voz ativa e tentar concluir alguns projetos que a gente entende como importantes, isso sim para mim vai ser muito satisfatório”, finalizou.
*Texto supervisionado pelo editor.