As extensões previstas das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos devem trazer mudanças significativas para os moradores da região do Alto Tietê. Com a concessão dos ramais, que fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), há previsão de construção de dez novas estações para atender a população da Zona Leste, na região metropolitana de São Paulo.
A expansão das novas estações reduzirá o intervalo entre trens, segundo o Governo do Estado. Por exemplo, na Linha 12-Safira, hoje os passageiros levam em média 10 minutos de deslocamento entre Calmon Viana e Itaquaquecetuba. Daqui a oito anos, a expectativa é que o percurso seja feito em 6 minutos.
Na Linha 13-Jade está prevista a ligação com a futura Linha 14-Ônix em Bonsucesso, que deverá atravessar diversos bairros do extremo da Zona Leste, como São Miguel Paulista e Itaquera, e chegará até o ABC Paulista, tornando a integração sob trilhos mais eficiente para a população.
Linha 11-Coral: mais mobilidade
A extensão da Linha 11-Coral até Cezar de Souza, distrito de Mogi das Cruzes, é um sonho antigo da população local, que pode gerar crescimento e desenvolvimento no bairro. Para estender a linha 11 até Cezar de Souza, serão construídos mais 4 quilômetros de via permanente na área de domínio que hoje é operada pela MRS Logística para o transporte de cargas. A estação está prevista para ser instalada perto da parada de Cezar de Souza, da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
Linha 12-Safira
O projeto de concessão da Linha 12-Safira prevê a extensão de Calmon Viana, em Poá, até Suzano, com interligação à Linha 11-Coral. No sentido de São Paulo, serão construídas as estações Cangaíba e Gabriela Mistral, que serão interligadas com a Linha 13-Jade. Dentre os objetivos de extensão da linha, a nova concessão objetiva reduzir o intervalo entre os trens. Hoje, o intervalo médio entre trens é de 5 minutos. A projeção no horário de pico é que esse tempo passe a ser de apenas 3 minutos.
Atualmente, a Linha 12-Safira transporta, em torno de 262 mil passageiros por dia, em seus 39 km de extensão, com 13 estações. Ligando a Estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, a linha atende bairros da região do extremo leste da capital paulista e o município de Itaquaquecetuba, oferecendo integração com outras linhas da CPTM e do Metrô, incluindo a Linha 3 – Vermelha e as linhas 7 – Rubi, Linha 10 – Turquesa, Linha 11 – Coral e Linha 13-Jade.
“As extensões previstas no lote Alto Tietê têm por objetivo atender às reivindicações de longa data da população e expandir o sistema de trens paulista, para aqueles que precisam se deslocar diariamente para a capital, seja por conta do trabalho ou estudo. Os investimentos previstos em conjunto com a iniciativa privada permitirão reduzir o intervalo entre trens, melhorar a operação, priorizar o conforto dos passageiros e a acessibilidade das estações”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Augusto Almudin.
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O lote Alto Tietê (Linhas 11, 12, 13 de Trens Urbanos) faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 29 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.