Moradoras do Jardim Josely, em Itaquaquecetuba, reclamam da falta de segurança e problemas na infraestrutura do bairro. Os principais problemas relatados, sendo a maioria deles na Rua Aparecido Gregório, são frequentes furtos; falta de asfalto, iluminação e de tratamento de esgoto; mato alto, além de serviços iniciados que não tiveram continuidade, como a limpeza do rio Parateí. Com isso, os moradores irão realizar uma manifestação neste sábado (9), em frente a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro.
A cabeleireira Marany de Almeida Silva Santos, de 42 anos, contou que no dia 16 de outubro teve sua casa na rua Dumont, no Parque Nossa Senhora das Graças, invadida por dois homens. Segundo ela, eles arrombaram a janela e levaram diversos itens, inclusive materiais usados em seu trabalho. “Quando retornei para minha casa já estava tudo revirado”, relembrou.
Elaine Teixeira de Lima, 37, que é balconista, também disse que sua casa, na rua Aparecido Gregório, foi invadida e furtada por dois indivíduos no início do ano. Ela contou que a Polícia foi acionada, e, quando chegou ao local, informou que a única providência seria registrar um Boletim de Ocorrência, já que os produtos roubados não possuíam nota fiscal. A balconista também se queixa da situação no Jardim Josely. “O bairro aqui está muito esquecido por todos. Cada tempo que passa é um relato novo de assalto, estupro, enchentes, fora a falta de iluminação na rua aqui de casa, é escuro e sem asfalto”, desabafou.
A estudante Andrea Cristina Albuquerque Dias, 43, destacou as enchentes que sempre acontecem no bairro após fortes chuvas, além de serviços que foram iniciados, mas não foram concluídos, como a limpeza Rio Parateí, iniciada em março deste ano. De acordo com ela, que também é moradora da rua Aparecido Gregório, a limpeza foi iniciativa de um vereador, que posteriormente abandonou o trabalho.
Outros problemas apontados por Andrea são a falta de asfalto no Jardim Josely, principalmente nas ruas Aparecido Gregório e Floresta. Além disso, ela destacou o mato alto e a falta de iluminação e de tratamento de esgoto em alguns pontos do bairro. Outra dificuldade, segundo ela, é o atendimento médico na Unidade de Saúde da Família (USF). De acordo com a estudante, a unidade não tem médicos suficientes para atender a demanda, além da falta de medicamentos básicos. Ela relembrou que certa vez precisou ir para outra cidade buscar um remédio.
Manifestação
Para reivindicar melhoras e soluções para os problemas do bairro, alguns moradores moradores farão uma manifestação em frente a USF, na rua Floresta, 43, neste sábado (9). Segundo Andrea, a concentração será a partir das 10h, na praça que fica em frente a unidade.
Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que vai enviar uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos ao local para verificar o que está ocorrendo e disse ainda que realiza periodicamente os serviços no bairro. Já a Secretaria de Saúde afirmou que está em contato com a munícipe que fez a reclamação para entender suas demandas. "Vale reforçar que a USF Jardim Josely está com seu quadro de profissionais completo", respondeu em nota a administração municipal.
Segurança
Questionada sobre os furtos no bairro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que "as forças policiais atuam de forma conjunta na região para combater todas as modalidades de crimes. Essas ações resultaram em uma redução de 29,7% nos roubos e 3,6% nos furtos em Itaquaquecetuba, de janeiro a agosto de 2024, em comparação ao ano anterior. Durante esse período, 772 infratores foram presos e apreendidos.
"É fundamental que as vítimas registrem o boletim de ocorrência nas delegacias territoriais ou na Delegacia Eletrônica, para que os envolvidos sejam responsabilizados, além de contribuir para o planejamento estratégico de patrulhamento nas áreas de maior incidência criminal", destacou a pasta em nota.
*Texto supervisionado pelo editor.