O parque Leon Feffer recebe neste final de semana uma edição do programa Sabor São Paulo, em uma realização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Na sexta-feira (08), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop de capacitação. Já no sábado (09), das 11h às 17h, será realizado o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo aberto ao público, com comidas, bebidas e atrações musicais.
O Sabor de São Paulo pertence ao programa de valorização da gastronomia paulista da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A iniciativa apresenta as potencialidades gastronômicas, pontos turísticos e restaurantes das regiões que integram a Rota Gastronômica de mesmo nome. O programa é fruto de parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, e conta com a participação de jornalistas, influenciadores e agentes de turismo, na visitação aos atrativos da rota gastronômica.
A ação em Mogi das Cruzes começa com a apresentação para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo pontos de interesse entre restaurantes, cervejarias, queijarias, produtores de embutidos artesanais e de mel.
Na sexta-feira (08), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop, em que serão abordados temas como turismo de experiência, turismo rural, atendimento ao cliente, entre outros. Uma aula-show do padrinho desta rota, o chef Henrique Yukio Ide, encerra a tarde.
No sábado (09), o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é a atração do Parque Leon Feffer, com entrada gratuita. Entre os produtores presentes, o Pub do Mato, instalado em Mogi das Cruzes, apresenta suas cervejas e embutidos de produção própria. O Capril do Bosque, de Joanópolis, bastante conhecido no interior pela qualidade e diversidade de seus produtos, mostra queijos feitos com leite de cabra.
A Fazenda 3 Sinos, de Pedra Bela, também leva queijos, mas feitos com leite de vaca. Há desde os tradicionais frescal e meia cura, até os inspirados no macio e adocicado gouda, por exemplo. Da cidade de Bragança Paulista, o Famosa Linguiça comercializa suas linguiças artesanais já conhecidas por turistas que passam pela região.
De Arujá, a Fazenda Arujabel leva palmito, mel, castanha portuguesa e azeite de oliva. A Brasileira Mel, do município de Guararema, vende mel, própolis e pólen. Já o Engenho do Salto, da mesma cidade, convida o público a degustar suas cachaças. A Cevejaria Kalevala, de Pinhalzinho, mostra alguns dos rótulos produzidos em sua fábrica. Enquanto Meu Pottop, de Guarulhos, apresenta antepastos e geleias.
Entre os restaurantes, marcam presença os restaurantes Muvuca Caipira, de Pedra Bela, Villa Girardi, de Arujá, e O Caipira, de Pinhalzinho.
O parque Leon Feffer fica na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/n, no distrito de Braz Cubas.
Sabor São Paulo
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP. Ele apresenta dez diferentes Rotas Gastronômicas, distribuídas por todas as regiões do interior, sendo três delas novidades mapeadas para esta edição. São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece.
De julho de 2023 a março de 2024, foram visitados aproximadamente 150 atrativos gastronômicos em 29 regiões turísticas do estado pela Semana Sabor de São Paulo. Mais de 5,3 mil pessoas estiveram nos festivais realizados nas dez rotas entre 2023 e o início de 2024. O programa também tem apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, o Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.