A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, por meio da Comissão de Promoção de Artesanato, divulgou o balanço das atividades voltadas aos artesãos suzanenses neste ano. As ações incluem a Feira de Artesanato do Parque Municipal Max Feffer, realizada aos finais de semana; o chamamento público promovido em agosto; e a organização do "Mega Natal Artesanal", previsto para dezembro e com a participação de, aproximadamente, cem profissionais.

Atualmente, 510 artesãos estão cadastrados no município, dos quais 350 estão ativos, enquanto outros 160 aguardam a atualização dos registros. No último chamamento público, realizado em agosto, 50 pessoas foram inscritas e aprovadas após atenderem às especificações exigidas, estando aptas a receber a Carteira Municipal do Artesão, válida por dois anos a partir da data de cadastramento. Todos os profissionais podem participar das seletivas para feiras, cursos e outras ações promovidas pela pasta como parte da política de promoção do artesanato.

A secretaria também organiza a feira permanente do Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), que ocorre aos sábados e aos domingos, das 9 às 17 horas, com 94 artesãos inscritos e 20 novas barracas já em uso.

Outro destaque é o "Mega Natal Artesanal", previsto para ocorrer entre 6 e 23 de dezembro, com local ainda a ser definido. O evento deverá contar com cerca de cem artesãos, oferecendo uma grande oportunidade de exposição e comercialização durante o período natalino. Vale ressaltar que a secretaria também promove anualmente a feira "Mega Dia das Mães", em maio, em comemoração ao Dia das Mães.

Além dessas iniciativas, a pasta promove o "Projeto Sustentabilidade", em parceria com a empresa Suzano S/A. A feira ocorre todas às quartas-feiras e conta com a participação rotativa de 50 profissionais, contribuindo para a promoção desse mercado no município.

A coordenadora de Artesanato, Vanessa Cury, destacou o impacto dessas atividades no desenvolvimento desse segmento na cidade. "Cada ação tem como objetivo abrir portas para os artesãos, seja por meio de capacitações ou pela oportunidade de participação em eventos. Nosso compromisso é promover a economia criativa e sustentável, fortalecendo o artesanato em Suzano", concluiu Vanessa.

Para o secretário André Loducca, essas ações são essenciais para o fortalecimento da economia criativa em Suzano. "Ao organizar feiras, eventos e chamamentos, estamos oferecendo aos artesãos uma plataforma para mostrar seus talentos e fomentar a economia local. Essas iniciativas são importantes não só para a geração de renda, mas também para a valorização da nossa cultura", afirmou Loducca.