A Secretaria Municipal de Educação de Suzano e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizaram na manhã da última sexta-feira (18) um treinamento de primeiros socorros com alunos da Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos, no bairro Vila Sol Nascente. A atividade, que faz parte da ação “Bate Coração”, contou com cerca de 110 estudantes do 4º e 5º ano e ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), celebrado na última quarta-feira (16).

O curso teve como objetivo ensinar, na prática, como agir em uma situação em que seja necessário fazer a RCP. Para isso, foram utilizados bonecos feitos com garrafas pet que simulavam pessoas. Cerca de 25 estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Piaget (UniPiaget) orientaram as crianças durante a realização do procedimento, que foi conduzido pela professora coordenadora do curso, Débora Oliveira Cortez, e pelo 2º Sargento do 2º Subgrupamento do 17° Grupamento de Bombeiros de São Paulo, Lucas Cândido Fonseca dos Santos.

Além do treinamento, os alunos também foram orientados pela professora do curso de Nutrição do UniPiaget, Cristiane Teles, sobre como manter uma alimentação saudável. Seguindo o ritmo das batidas de “Baby Shark Dance”, de Pinkfong, os participantes foram instruídos sobre como proceder caso uma pessoa sofra um mal súbito diante deles, incluindo o acionamento ao Corpo de Bombeiros, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o procedimento de reanimação até o socorro chegar.

O presidente da Cipa, César Braga, explicou que a ação ocorre todos os anos com o objetivo de preparar os pequenos para ocorrências do tipo. “Mesmo que eles ainda sejam muito novos, é importante que já saibam como proceder em uma emergência. A ação de primeiros socorros pode salvar vidas e esperamos que eles multipliquem os conhecimentos adquiridos aqui”, declarou.

A escolha da música não foi por acaso, “Baby Shark Dance” possui batidas que seguem o mesmo ritmo que precisa ser utilizado durante a manobra de RCP. A estratégia permite que os alunos associem os dois elementos para que tenham êxito durante uma situação de emergência. “Estamos falando do vídeo mais visto da história do YouTube. A música tem 101 batidas por minuto, o mesmo número de batimentos necessário para que a manobra de reanimação tenha êxito. Foi uma opção certeira e muito importante para referenciá-los”, completou Braga.

O secretário de Educação, Leandro Bassini, enalteceu a iniciativa e destacou que o conhecimento de primeiros socorros pode expandir a ação para públicos que, muitas vezes, não são pensados para receberem tal treinamento. “A escola Damásio é um polo da nossa educação inclusiva, então durante a atividade havia crianças com deficiências. Elas tiveram uma grande oportunidade para receber uma atividade que pode salvar uma vida”, celebrou.

Também participaram da atividade as representantes do setor de Projetos da Educação, Sueli Stuchi e Márcia de Oliveira; a coordenadora do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Viviane Raquel Rodrigues; a cabo Lara Bachur, do Corpo de Bombeiros; o diretor da escola, Luiz Agostinho; a professora supervisora da unidade, Preta Cordeiro; e o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.