Com foco no fortalecimento do turismo regional, o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (Lider), dos escritórios regionais do Sebrae-SP no Alto Tietê e Guarulhos, discutiu na última quinta-feira (19) as ações e projetos que podem ser desenvolvidos na área para fomentar o empreendedorismo e criar oportunidades para os municípios. O evento, realizado em Mogi das Cruzes, recebeu o diretor do Convention & Visitors Bureau, Augusto Barbosa Mariano, que compartilhou os planos executados quando esteve à frente da Secretaria de Turismo de Bonito (MS), um dos principais destinos turísticos do Brasil.  

O Alto Tietê conta com uma importante vocação turística tendo em seu território quatro Municípios de Interesse Turístico (MITs) - Guararema, Mogi das Cruzes, Poá e Santa Isabel, essa última convidada para integrar o Lider -, além da Estância Turística de Salesópolis. "É muito gratificante para nós começar a ver o programa quebrando barreiras. As pessoas convidando outras para o Lider. Desde o início do projeto, vemos a vontade dos integrantes de desenvolver nossa região com valores, dados e compromisso pessoal", destacou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.  

Nos últimos anos o turismo tem despontado no Alto Tietê, incluindo as opções de aventura, rural e histórico. O gerente regional do Sebrae-SP em Guarulhos, Sérgio Gromik, acompanhou os trabalhos que discutiram o eixo temático e elogiou a atuação dos líderes. "É um privilégio estar aqui, ver o engajamento e a participação das pessoas, isso mostra que é uma jornada muito rica", disse.  

Durante a palestra, Mariano apresentou os mecanismos implantados em Bonito para transformar o município em uma referência de gestão turística. "Para o turismo prosperar é preciso um tripé: o poder público, a iniciativa privada e a comunidade. Pensem no Alto Tietê para daqui dez, 15 ou 20 anos. O que querem para a região? Isso só depende de vocês", reforçou o especialista que atuou em três gestões como Secretário de Turismo da cidade sul-mato-grossense.   

Entre as ferramentas adotadas pela cidade está a implantação de um sistema que conecta a administração municipal, os receptivos e hotéis, o que possibilita, por exemplo, gerenciar as vagas disponíveis para passeios e contabilizar o Imposto Sobre Serviço (ISS) gerado pelos empreendimentos. Outra iniciativa é dos Embaixadores de Bonito, representantes da sociedade civil que buscam atrair eventos e congressos para a cidade, em especial na baixa temporada.   

Esta edição do Lider contou com a participação de empreendedores de diversos setores, incluindo do turismo, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), agentes municipais e convidados.  

Desenvolvimento  

O Programa Lider, lançado em abril no Alto Tietê, tem o objetivo de mobilizar o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para fomentar as vocações regionais e otimizar os recursos locais. Amparado em eixos temáticos, o projeto discute e busca soluções que fomentem o ambiente empreendedor, especialmente, com foco nos pequenos negócios.   

A iniciativa já passou por várias partes do país, incluindo a região de Campinas. Atualmente, em São Paulo, ocorre no Alto Tietê e em Sorocaba.