Mogi das Cruzes foi uma das cinco cidades contempladas do Brasil para participar do Fundo de Ação Climática para Jovens da Bloomberg Philanthropies. Diante da crescente preocupação global com as ameaças que as mudanças climáticas representam, serão selecionados jovens com idade entre 16 e 24 anos com projetos de soluções para essa questão ambiental. As inscrições gratuitas serão aceitas até o dia 10 de julho.

Inscreva-se

O secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, lembra que as ideias de apresentação dos projetos podem ser desde a construção de um protótipo de energia renovável, até algo mais cultural envolvendo a temática para difundir essa conscientização para toda a população. "Essa etapa tem um papel fundamental para Mogi, principalmente, ao passar essas informações aos mais jovens sobre as mudanças climáticas. Isso está totalmente alinhado com a nossa visão de construção estratégica para nossa cidade".

Nesta primeira etapa do projeto, Mogi das Cruzes receberá 50 mil dólares (aproximadamente R$ 250 mil) destinados para incentivar a criação intelectual de projetos ambientais dos jovens mogianos. Ao todo, serão selecionados até dez projetos e a verba estimada para cada proposta vencedora é de aproximadamente R$ 20 mil.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, Ionara Amélia Fernandes, comemora o fato de Mogi das Cruzes ser uma das 100 cidades escolhidas de todo o mundo para ajudar na construção de ideias tão emergentes nos dias atuais. "A proposta do projeto é trazer práticas para dentro da realidade local de cada cidade, ao incentivar os jovens a pensar, entender e criar soluções para o combate às mudanças climáticas".

Após as inscrições serem realizadas, os proponentes deverão detalhar as propostas até o próximo dia 20 e a avaliação acontece até o dia 30 de julho. Os projetos deverão ser executados até o final de setembro.

O nome de Mogi das Cruzes, e de outros quatro municípios brasileiros, está no comunicado oficial divulgado pela entidade filantrópica e que lista as 100 cidades do mundo que tiveram seus projetos aprovados para receber recursos para o financiamento de projetos. A expectativa é que na próxima etapa, o município seja contemplado com mais 100 mil dólares.

Iniciativas de sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento, além de projetos de mitigação e adaptação climática liderados por jovens, são algumas ideias para o desenvolvimento dos trabalhos.

A conquista para os jovens mogianos é resultado da presença do prefeito Caio Cunha na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes. Mogi das Cruzes foi convidada a participar da COP 28 pela Bloomberg Philanthropies, sem nenhum custo para o município.