A Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP), primeiro passo para a instalação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) em Suzano, será oficialmente inaugurada nesta quarta-feira (10), na sede do 32º Batalhão da Polícia Militar BPM/M, no Jardim Monte Cristo. O novo serviço, que já está em atividade desde janeiro na região, será apresentado para autoridades e Imprensa em solenidade a partir das 9h30.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Para a instalação do Caep, a tropa passou por um processo de nivelamento, por meio de cursos e capacitações junto a vários grupamentos da corporação, como Rota, Choque e Gate, para se tornar uma força especializada no enfrentamento de crimes violentos, conforme adiantou a administração municipal em 2023, quando Suzano foi anunciado como o município que receberia o Baep.

Com a formação e inauguração da companhia, o passo seguinte será transformação dela em um Batalhão de Ações Especiais de Polícia, conforme anunciado também no passado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Operação

Em janeiro, o Caep iniciou oficialmente os trabalhos na cidade com a realização da Operação Impacto, que envolveu também a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano. “O que posso dizer é que o Caep já está trabalhando, nas ruas, dentro de Suzano e do Alto Tietê a partir de hoje e teremos essa inauguração formal em breve”, disse o comandante do CPA, o coronel Rodrigo Quintino, na ocasião. 
 
Além da participação dos agentes de Suzano com todos os seus grupamentos, e de equipes da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, que isolaram o local de início da ação, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, também deu apoio à operação, que teve como objetivo destacar a força da integração das instituições de segurança pública do Alto Tietê no combate à criminalidade.
 
 A proposta da iniciativa foi a de aumentar a visibilidade e a sensação de segurança, de maneira a inibir práticas delituosas e reduzir os indicadores criminais. A ação foi abrangente, utilizando as modalidades de bloqueio, ações de visibilidade, saturação e patrulhamento tático.
 
 A operação, que ocorreu simultaneamente em oito municípios da região, contou com a participação de policiais da Cavalaria da Polícia Militar, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, além de guardas municipais de outras cidades do Alto Tietê.  
 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98