As cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba estão mais uma vez entre as 100 cidades que mais tratam esgoto no Brasil, conforme estudo do Instituto Trata Brasil realizado em parceria com a GO Associados. Apesar de figurarem na 16ª edição do Ranking do Saneamento, os três municípios apresentaram queda de colocação em comparação com o último levantamento.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Em Suzano, única cidade da região que até o estudo de 2023 atendia 100% de sua população com o fornecimento de água encanada e rede de esgoto, caiu da 13ª posição para 28ª, com 93,74% de atendimento da população e 88,78% de coleta de resíduos. Já o índice de tratamento do volume coletado é de 55,53%.


De acordo com a Prefeitura de Suzano, essas informações referentes ao esgotamento devem ser apuradas com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável na cidade pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e investimentos no setor. 


“A administração municipal vem mantendo estreita relação e acompanhamento nos últimos anos para garantir melhorias para a população. Exemplo disso são as conquistas obtidas a partir de solicitações junto à empresa estadual, como a implantação e a regularização das ligações de rede de água e esgoto para milhares de famílias de bairros do distrito de Palmeiras e da região norte (como Caulim, Jardim Novo Horizonte, Jardim Gardênia Azul, Jardim Panorama e outros) e o fechamento dos poços da obra que era executada na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66)”, pontuou, em nota.


Já em Itaquá, a cidade caiu da 54ª colocação para 60%, garantindo o fornecimento de água encanada para 95,75% da população e rede de esgoto para 73,10%. Mogi, por sua vez, passou da 56ª colocação no ranking para 66ª. No município a água chega a 96,20% da população e o esgotamento a 87,31%.

Estudo 

O estudo do Trata Brasil apresenta uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009 monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico do país. 


 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98