O Alto Tietê registrou sua primeira morte por dengue em 2024. O óbito de um homem de 68 anos aconteceu em Suzano, no último dia 11. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um caso de dengue hemorrágica, sendo que o morador apresentava histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica, além de ser portador de linfoma não-hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista em 6 de fevereiro e foi transferido para o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) dois dias depois. No entanto, seu quadro se agravou e ele veio a óbito cinco dias depois.

De acordo com a prefeitura, a Vigilância Epidemiológica foi comunicada a respeito pelo HRAT em 14 de fevereiro e iniciou o processo de investigação do caso, que culminou na confirmação da morte pela doença, ainda a ser inserida no sistema nacional do Ministério da Saúde. O último óbito por dengue em Suzano foi registrado em maio de 2022.

Suzano é a cidade da região com maior número de pessoas contaminadas no momento. Desde 1º de janeiro, o município já soma 706 casos positivos da doença. Em função disso, a prefeitura declarou “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”. O decreto nº 10.019, que visa adotar todas as medidas necessárias para contenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foi publicado no último dia 14.

A medida também busca uma melhor mobilização da população para o combate ao mosquito, sobretudo neste período de verão, em que as “condições climáticas propiciam as situações ideais e favorecem a proliferação do transmissor, podendo, inclusive, extrapolar o já elevado número de casos registrados e a disseminação da doença”.

Vacinação

A vacinação contra a dengue foi iniciada nesta terça-feira (20/02) em Suzano. As mais de 8,4 mil doses do imunizante QDenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, estão sendo administradas em crianças de 10 e 11 anos neste primeiro momento.

A mobilização de prevenção com a aplicação da dose será realizada até sexta-feira (23/02), das 8 às 16 horas. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável que deverá apresentar documento pessoal, comprovante de residência de Suzano, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caderneta de vacinação, se tiver. A imunização estará completa após a aplicação da segunda dose, respeitando um intervalo de 90 dias.

Prevenção

 A Prefeitura de Suzano informou que segue com todas as ações de combate ao mosquito Aedes em andamento, principalmente no bairro onde residia o homem que veio a óbito.

Os trabalhos envolvem orientações casa a casa, bloqueio em locais com focos de criadouros, aplicação de larvicida, nebulização de inseticida, execução do projeto “Aedes do Bem” (soltura de mosquitos machos geneticamente modificados para diminuição gradual da quantidade de fêmeas, que transmitem a doença) e conscientização nas escolas junto a alunos, educadores e comunidade.
 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98