Dois casos de malária foram registrados na região do Alto Tietê no mês de dezembro. Um dos infectados reside em Mogi das Cruzes e outro em Suzano. De acordo com a Prefeitura de Suzano ainda está sendo investigado um terceiro caso na cidade. As duas pessoas, uma delas um bombeiro, estiveram envolvidas numa operação de resgate na Serra do Mar, área de mata onde o mosquito que transmite a doença está presente.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, as duas pessoas infectadas estiveram envolvidas numa operação de resgate na Serra do Mar, entre os municípios de Biritiba Mirim e Bertioga, região conhecida por possuir diversas trilhas e cachoeiras visitadas pela população em busca de ecoturismo. A Secretaria de Saúde orienta para o uso de roupas compridas, que cubram a maior parte do corpo, e de repelentes como medidas de proteção indispensáveis para os que buscam os passeios entre as trilhas e cachoeiras da região.

Já a Prefeitura de Suzano, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que de fato existe um caso recentemente confirmado em morador da cidade. Trata-se de um bombeiro de 42 anos que esteve em área de Mata Atlântica próxima ao litoral durante operação. Contudo, o local exato de contaminação é tido como indeterminado, conforme ficha de notificação emitida pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. O diagnóstico é datado do último dia 23. O paciente se encontra em tratamento, sem internação, e deverá ser acompanhado, de acordo com a administração municipal.

Outro caso, também em acompanhamento, é de um engenheiro agrônomo de 33 anos que voltou de uma viagem à Angola, de onde já veio em tratamento contra a doença no último mês de novembro.

Diante das notificações, a Coordenadoria de Zoonoses da Prefeitura de Suzano também já realizou a busca pelo mosquito Anopheles no município, com resultado negativo. No Brasil, o mosquito Anopheles está presente na região amazônica, extra-amazônica e em áreas da Mata Atlântica Litoral. Segundo a Vigilância Epidemiológica, não há outros casos suspeitos ou confirmados na cidade, sendo a malária uma doença de incidência rara no Estado de São Paulo.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98