Estudantes das bandas sinfônicas do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) e da EM Prof. Mário Portes (Jundiapeba) foram aprovados para a segunda fase do processo seletivo de escolas de música e grupos artísticos, que são referência no Estado de São Paulo. Os alunos fazem parte do  projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação com gestão da Sinfônica Mogi.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
 
Oito alunos estão concorrendo a uma vaga na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim, um está no processo da Escola Municipal de Música da capital e  outros seis estão participando da seleção para um dos Grupos Artísticos, mantidos pelo Governo do Estado. “É uma grande alegria para nós acompanhar o sucesso destes alunos, que começaram no projeto e agora seguem para suas carreiras na música. Parabéns a todos, às equipes nas escolas e às famílias que são fundamentais para essa conquista”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Um dos destaques é Murilo Mota, 16 anos, aluno da EE Prof. Cid Boucault (Jundiapeba) e integrante da Banda Sinfônica Mário Portes. O estudante, que toca Euphonium, foi aprovado para a próxima fase da Emesp Tom Jobim e também está participando da segunda etapa do concurso de bolsas na “Banda Jovem do Estado”, grupo ligado à escola. “Participar deste processo foi bem desafiador e uma experiência única. Estou muito ansioso para conferir o resultado”, disse. 

Há nove anos no “Pequenos Músicos”, Murilo contou que deseja continuar no projeto e tem planos para o futuro. “Todos esses anos estão sendo fantásticos. Têm sido anos de aprendizados, muita música e alegria. Então, sim, irei continuar pois o projeto foi o início de tudo. Com certeza seguirei carreira, pois é algo que eu amo fazer. Quero me profissionalizar na música, ter muito reconhecimento e servir de inspiração para outras pessoas.” 

Rebecca Oliveira, 15 anos, também foi aprovada para a próxima fase da Emesp. “Foi um processo de muita dedicação, esforço e estudo. Têm sido uma experiência incrível e única”, disse. A aluna que, atualmente estuda na EE Dr. Washington Luís (Centro), continua fazendo parte da Banda Sinfônica do Cempre Limongi, onde toca flauta transversal. “Entrei no projeto há 8 anos, quando estudava no 3º ano no Cempre, e tem sido ótimo”, comentou. 

Na lista de aprovados para a segunda fase também estão: Diego Henrique - Trompa na Escola Municipal de Música da capital e na Emesp Tom Jobim,  Gabriel Racolto - Flauta Transversal, Monique Pereira - Flauta Transversal, Samuel Soares - Saxofone, Pedro Bento - Saxofone, Isys Lane dos Santos - Clarinete, Juliane Santos - Percussão. Para os grupos artísticos, estão participando Daniel Neves - Trompete Erudito, Rafael Gomes - Tuba, Samuel Sartori - Trompa, e os ex-alunos: Victor Hugo Godoy - Trompa e Otávio Gomes - Trompete Erudito.   
  
O coordenador musical e maestro das duas escolas, Everton Ravelli, está acompanhando os alunos durante o processo seletivo. “Essas aprovações são fruto do trabalho árduo dos alunos, do empenho dos professores e do maestro, principalmente por ensinarem essa paixão pela música que transborda em cada nota. Estamos imensamente orgulhosos!”, disse.

Os alunos também contam com o trabalho dos monitores, que atuam nas duas escolas, Maria do Carmo Velardo - Percussão e Clayno Guilherme - Madeiras. Na EM Prof. Mario Portes, a equipe conta ainda com Fernanda Sousa - Metais (Prof. Mário Portes). Já no Cempre Prof. Josè Limongi atuam também Anderson Ferreira - Metais e Felipe Sangali - Musicalização e Maestro Banda de Percussão. 

Neste ano, o “Pequenos Músicos…Primeiros Acordes na Escola” chegou a marca de 21 aprovações. A Secretaria de Educação também promove o projeto “Pra Ver a Banda Passar”, com gestão da AFABAMC – Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes e apoio da Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes. Os projetos são coordenados pelo maestro Allan Caetano e atendem 14,7 mil alunos em 48 escolas da cidade.