O Sebrae Alto Tietê em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, vai promover, a partir desta terça-feira (7), a Expo Viver Bem, no D'Avó Hiper, em Mogi das Cruzes. Trata-se de uma feira, que contará com a participação de beneficiários dos programas Conduz e Prospera Família e que passaram a ser atendidos também pelo Projeto Semente (parceria do Sebrae com a Suzano SA) visa promover mais um espaço de exposição, comercialização e divulgação dos empreendimentos econômicos solidários. 

A expo vai se estender até este sábado (11) e estará montada no segundo piso do D´Avó Hiper. Em todos os dias, funcionará das 10h às 21h. Trata-se de mais uma oportunidade de adquirir produtos confeccionados por empreendedores locais, que estão no processo de superação de vulnerabilidades e início de negócios. É, portanto, uma forma de apoiar e incentivar esses grupos e profissionais. 

Na feira, as pessoas encontrarão estandes de gastronomia, estética, beleza, costura e artesanato. Haverá, portanto, opções de alimentos, serviços de beleza e estética, produtos de moda e produtos pet. Para os participantes, será mais um espaço para comercializarem seus produtos, captarem clientes, formarem parcerias e trocarem experiência. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social já promoveu outros eventos com esse mesmo propósito, como a Feira Produz, realizada no dia 28 de outubro do Largo do Rosário e também a Expo Produz, desenvolvida no final de setembro na Incubadora Social, em Jundiapeba. Esses eventos fazem parte do acompanhamento dos grupos de empreendedorismo social, com foco na geração de emprego e renda. 

O Prospera Família acaba de encerrar sua primeira edição em Mogi das Cruzes. É um programa do Governo do Estado de São Paulo, que ofereceu mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional para, prioritariamente, famílias monoparentais, com renda mensal de até R$ 210,00 per capita e com pelo menos um filho na primeira infância (zero a seis anos). As mais de 400 beneficiárias que concluíram a primeira edição do programa na cidade seguem recebendo acompanhamento da Secretaria de Assistência Social e do Sebrae. 

Já o Conduz é o Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda. Ele tem por objetivo identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho. Assim, atua na formação e acompanhamento contínuo de grupos de empreendedorismo.

Ambos visam promover a mobilidade social e o rompimento do ciclo de perpetuação da pobreza. Tudo isso seguindo conceitos de inclusão produtiva e economia solidária, em que as diretrizes são de cooperação, em detrimento da competição e o estímulo para que as pessoas prosperem coletivamente.