A exposição itinerante do “Projeto Guerreiras – Mulheres lutando contra o câncer”, promovida pelo Centro Oncológico Mogi das Cruzes em comemoração ao “Outubro Rosa”, foi iniciada ontem (30/09) com uma mostra especial organizada no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com curadoria de Vera Lucia Silva Souza. 

Esta é a primeira atividade da exposição itinerante do Projeto Guerreiras e pode ser conferida até o dia 07 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17 horas, gratuitamente, no endereço Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes (Praça da Matriz). 

A exposição traz as fotos de 11 mulheres que estão em tratamento contra o câncer, produzidas com roupas típicas de guerreiras e fotografadas em um ambiente com arquitetura medieval para contextualizar a produção. 

Para Vera, fazer a curadoria desta exposição no Centro Cultural é: “abraçar as todas as mulheres que estão ou estiveram nessa batalha. O sentimento que perpassa é de carinho e de respeito a estas mulheres que representam todas as mulheres. Nós, somos todas guerreiras”, destaca.

Sobre o Projeto Guerreiras

De iniciativa do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, o Projeto Guerreiras humaniza o enfrentamento do câncer, bem como chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Ele nasceu com o objetivo de mostrar para o paciente com câncer que o diagnóstico da doença não é o fim, mas sim o começo da luta e autotransformação para sua versão guerreira para vencer todas as adversidades do tratamento.

O projeto Guerreiras tem duas etapas: as exposições itinerantes que iniciam neste sábado com esta ação especial no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e  a produção do calendário anual de 2024 do Centro Oncológico. As fotos do ensaio ilustram os meses, bem como frases de apoio e motivação para quem também está enfrentando o câncer. O calendário é distribuído gratuitamente em clínicas de saúde da região do Alto Tietê e Guarulhos para levar mensagens “força e fé” e compartilhar experiência para outras pessoas que buscam por tratamento médico e/ou reabilitação. Neste ano, exemplares serão colocados à venda com lucro destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco.