Em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a Prefeitura de Mogi está fazendo um diagnóstico das áreas mais secas e quentes que passarão por um processo de arborização nos próximos meses. No momento também estão sendo levantadas as condições de cada bairro para receber as espécies. Outro projeto em andamento é restruturação de praças, canteiros e outras espaços com o plantio de flores.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente Ionara Fernandes, a plantação das árvores e das flores começa a partir de setembro. "Antes disso estamos finalizando o diagnóstico das ilhas secas e de calor, as áreas mais áridas e também como é a estrutura desses locais, se a calçada tem o tamanho ideal, se existe fiação, rede de energia elétrica e outros fatores", explicou.
Flores em Mogi
A secretaria também falou sobre o projeto Flores em Mogi, que visa "dar uma nova cara" para espaços públicos que hoje são cobertos por grama. "A ideia é reintroduzir as plantas ornamentais essas áreas, como rotatórias, canteiros e praças. Sabemos que a manutenção será mais cara e o cuidado precisa ser maior, mas a cidade fica mais viva, mais bonita", pontuou.
Adote um praça
Outro projeto em andamento pela pasta é uma adaptação do programa já conhecido "Adote um Praça". A proposta é oferecer um espaço publicitário nessas áreas para as empresas que investirem de fato em sua manutenção e infraestrutura. (C.M.)