Com 50 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) registrados entre janeiro a junho de 2023, o Alto Tietê teve alta de 19% nesse tipo de crime no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, quando contabilizadas 42 ocorrência. O aumento tem como base os dados do balanço mensal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Em contrapartida, os casos de estupro caíram 25% nas dez maiores cidades da região.

De acordo com o estudo que aponta os índices de criminalidade no Estado, Itaquaquecetuba (14) e Suzano (14) empataram como o município com mais casos de homicídios, seguidas por Mogi das Cruzes, com 8, e Ferraz de Vasconcelos, com 5. Biritiba Mirim foi a única cidade do Alto Tietê que não apresentou esse tipo de delito, enquanto Salesópolis registrou um e Arujá, Guararema, Poá e Santa Isabel dois, cada um.

Estupro

Na contramão dos homicídios na região, os casos de estupro caíram de 318, no primeiro semestre do ano passado, para 236 nos seis primeiros meses de 2023, conforme aponto o balanço que leva em conta também os registros de estupro de vulnerável. Mogi libera nessa modalidade de crime, com 67 pessoas violentadas, seguida por Itaquá, com 60, e Suzano, com 43.

Furto e roubo de veículos

A região também registrou uma média de 290 veículos furtados e 183 roubados por mês ao longo do primeiro semestre, de acordo com balanço da SSP.

O estudo registrou 1.735 casos de furto de automóveis entre janeiro a junho, se mantendo praticamente estável em relação a 2022, quando foram 1.722. Já o total de veículos roubados cresceu 4,15%, saltando de 1.059 para 1.103.

Estado
Ao contrário do Alto Tietê, o Estado registrou queda de 4,9% no número de homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano, que terminou com 1.327 casos contra 1.395 no mesmo período de 2022. Em junho, a queda também se manteve e foi ainda maior, de 15,9%, passando de 227 para 191 ocorrências. Tanto no acumulado do ano quanto no mês o saldo foi o menor já registrado em 23 anos, quando começou a série histórica.