O comércio da região está dividido em relação as vendas para o Dia das Mães, que este ano será celebrado no dia 14 de maio. Em Mogi, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) estima uma alta entre 7% e 10% em comparação com 2022. Já em Suzano, os comerciantes estão pessimistas e esperam uma retração de 4% nas vendas nessa que é a segunda melhor data para o setor, perdendo apenas para o Natal.
O Dia das Mães é o principal termômetro para o calendário varejista, de acordo com a ACMC. A entidade destacou que tradicionalmente, os setores mais buscados são de vestuário, calçados, perfumaria e floricultura, mas ao longo das últimas edições os eletroeletrônicos também entraram na lista de presentes.
Sobre o valor médio do presente em 2023, a aposta é de R$ 150 em Mogi. "As lojas já se preparam para a data e os comerciantes estão otimistas. O movimento no comércio deve se intensificar após o quinto dia útil - quando ocorrem os pagamentos - e continuar até a véspera da data. Além dos segmentos tradicionais, o Dia das Mães também movimenta restaurantes, supermercados e o setor de serviços como salões de cabeleireiro e clínicas de beleza", analisou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Para apoiar e estimular as vendas nas lojas mogianas, a ACMC está com a campanha Mundo de Prêmios, que para o Dia das Mães vai sortear no dia 12 de maio um conjunto de joias e duas escovas secadoras de cabelo. Para participar do sorteio é preciso adquirir R$ 50,00 nas lojas participantes e preencher o cupom. Mais informações no site: www.acmc.com.br.
Sincomércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) segue a mesma linha de pensamento da Associação Comercial de Mogi e espera alta de 8 a 10% para a data. "É um dos períodos mais significativos do ponto de vista econômico. As vendas no Dia das Mães aumentaram nos últimos anos e as previsões para 2023 apontam para a mesma tendência", destacou o presidente da entidade, Valterli Martinez.
Queda
Na contramão de Mogi e do Sincomércio, a Associação Comercial Empresarial de Suzano (ACE) não espera crescimento nas vendas e sim queda em 2023. "Este ano o comércio não está muito otimista. Devido a elevada taxa de juros e o endividamento crescente dos consumidores, as vendas devem retrair em aproximadamente 4,1% em comparação ao ano anterior segundo o CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)", explicou a entidade, em nota.
A ACE destacou, porém, que os resultados dependem de cada comerciante: "Independente da situação econômica, devemos sempre nos atentar nas boas práticas de vendas, anunciar promoções, manter a vitrine organizada e chamativa, possuir produtos atualizados nas prateleiras e ter um treinamento adequado para a equipe de vendas"
Sobre o valor gasto com presentes, a entidade aposta na variação entre R$ 230 e R$ 280 por consumidor.