O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itaquaquecetuba possui, no momento, 75 animais disponíveis para adoção, sendo 60 cães e 15 gatos, entre filhotes e adultos, à espera de um novo lar. Os animais recebem acompanhamento veterinário, passam por vermifugação de acordo com avaliação técnica e são vacinados contra a raiva. 

Quando atingem a idade adequada, também são castrados. De acordo com o secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha, o preparo dos animais garante mais segurança para quem adota. "A divulgação tem sido reforçada para ampliar as chances de adoção. O CCZ entrega o animal pronto para conviver com a nova família, com todos os cuidados necessários.”

O equipamento, inclusive, tem apostado na criatividade para ampliar a visibilidade dos animais disponíveis ao produzir ensaios fotográficos com cenários temáticos, destacando a personalidade e o charme de cada pet. A iniciativa busca encantar o público e aumentar as chances de adoção, aproximando os futuros tutores de seus novos companheiros.

"Cuidar de um cachorro ou gato é especial. Só quem tem ou já teve um animal doméstico sabe o carinho que envolve essa relação. Por isso estamos incentivando ainda mais as ações de adoção", disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa. 

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do trabalho realizado pela equipe. “O CCZ atua diariamente no cuidado de cães e gatos. É um serviço fundamental, já que também é saúde pública e estamos falando de vidas. A adoção responsável faz toda a diferença.” 

Para adotar, basta ir até a rua Senador Canedo, 550 - Chácara Cuiabá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, apresentar documento com foto, comprovante de endereço e passar por uma entrevista com a equipe técnica. Apenas maiores de 18 anos podem participar do processo.