A campanha de vacinação contra a gripe conseguiu atingir apenas 16,3% do público-alvo em Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos. A adesão, ainda abaixo do esperado, preocupa as prefeituras, que seguem aplicando as doses até o dia 31 de maio.
De acordo com os dados fornecidos pelas administrações municipais, Suzano foi a cidade que conseguiu alcançar o maior índice de cobertura vacinal (20,69%). Isso porque do total de pouco mais de R$ 104 mil pessoas que precisam ser imunizadas, 21,5 mil foram até os postos de saúde para receber a dose.
Em Poá, a Vigilância em Saúde de Poá informou que fazem parte do público-alvo para vacinação contra a gripe 39.852 moradores. De acordo com a última prévia do dia 26 de abril, foram vacinadas 6.684 pessoas, configurando uma cobertura de 19,39%.
Em Mogi, devem receber a imunização 166.067 habitantes, segundo dados oficiais do sistema da Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, 27.051 pessoas tomaram a vacina, o que representa 16,29% do público.
Grupos prioritários
Podem receber a vacina da gripe crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) (Levar também: caderneta de vacinação de rotina); gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas com deficiência permanente (motora, visual, auditiva ou intelectual - inclui-se o autismo); e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
Também fazem parte do grupo prioritário os trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior em atividade, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros e trabalhadores portuários.
A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
A vacina contra a gripe pode ser aplicada junta a outros imunizantes, inclusive o da Covid-19.