Um ofício coletivo assinado por todas as 13 cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e com os principais pedidos para fomentar o turismo na região foi entregue ontem ao secretário estadual Roberto de Lucena, durante reunião organizada pela Câmara Técnica que responde pelo setor.

Entre as solicitações está a ampliação dos Municípios de Interesse Turístico (MITs), a inclusão do Alto Tietê em novas rotas culturais e gastronômicas e ainda o incentivo ao turismo náutico em represas e rios que cortam a região.

Durante a reunião, o prefeito de Mogi e presidente do Condemat, Caio Cunha (Podemos), destacou a chance do Alto Tietê de se aproximar ainda mais do Governo do Estado por meio do secretário, que nasceu em Santa Isabel e vive até hoje na região.  "Considero isso um grande privilégio, porque as portas se escararam para os nossos municípios, que tem muita vocação para o turismo e apresentam os requisitos fundamentais para ser um MIT".

Atualmente seis cidades da região são consideradas MIT, sendo elas Mogi, Poá, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Biritiba Mirim. "Hoje o estado conta com 140 cidades com essa classificação e vamos classificar mais 40 até o ano que vem, por isso municípios aqui da região que ainda não são MIT devem aproveitar esse momento para entrar com o processo de solicitação por meio da Assembleia Legislativa do Estado", pontuou Lucena.

O turismo náutico foi outra demanda levantada pelas cidades em função das represas e rios que cortam cidades como Guararema (rio Paraíba), Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi e Suzano. "Esse é um outro segmento que pode ser explorado, por isso seria interessante contar com a liberação para uso desses espaços e também investimento em infraestrutura para essa atividade", pontuou Caio Cunha, que também destacou a necessidade da região ser inserida novamente em rotas culturais e gastronômicas, uma vez que as mesmas também atraem turistas.  

Atento aos pedidos regionais, Lucena destacou que o Governo do Estado, agora comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) entende o Turismo como uma indústria e para isso está promovendo políticas públicas e projetos que incentivem diferentes formas de turismo. "O turista pós pandemia tem interessa em conhecer São Paulo e não quer fazer viagens longas. São essas condições que a região precisa aproveitar, uma vez que o Alto Tietê tem condições de receber o turismo náutico, rural, que também tem sido incentivado, além do ecológico, de eventos e religioso", acrescentou.

Presença

Além do prefeito de Mogi, a reunião do Condemat contou com a presença dos prefeitos de Guarema, José Luiz Freire (PL); de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inha; de Ferraz, Priscila Gambale (PSDB); de Santa Isabel, Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo (PSL); de Santa Branca, Adriano Marchesani Levorin (PL), e de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes (PL).

Diante de todas as demandas apresentadas pelos prefeitos e representantes, no caso de Poá, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos e Igaratá, o secretario estadual prometeu dar um retorno dentro de um mês, quando será realizada mais uma reunião da Câmara Técnica de Turismo.