Mogi - Os dez tótens de segurança instalados pela Prefeitura de Mogi em diferentes pontos da cidade entram em operação a partir desta sexta-feira (24). Um evento será realizado na sede do Executivo para oficializar a entrega e funcionamento dos equipamentos.

Os dispositivos facilitam o contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que poderá ser feito em caso de urgências e emergências por meio de um interfone conectado diretamente com a Central Integrada de Emergência Públicas (Ciemp).

O monitoramento em tempo real é feito a partir de uma câmera com alcance de 360º. "O equipamento também conta com câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos de áreas próximas. As imagens serão interligadas a uma central de controle operacional", explicou a Prefeitura, em nota.

Os tótens que começam a operar amanhã estão instalados na Praça da Jaca. em Braz Cubas; no Parque Botyra Camorim Gatti; no Largo do Rosário; nas regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); na Praça Norival Tavares, no Parque Monte Líbano; na Rua Doutor Deodato Wertheimer, em Braz Cubas; na Praça da Liberdade; no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e no distrito de Sabaúna.

Escolas

O equipamento de segurança também foi instalado em 30 escolas municipais de Mogi. De acordo com a Secretaria de Educação, desse total, 15 se encontram na fase de finalização da conexão com a central de operações. O trabalho deverá ser concluído nos próximos dias.

Durante evento realizado em janeiro para anunciar o início das instalações nas instituições de ensino, o prefeito Caio Cunha (Podemos) informou que os tótens fazem parte do investimento da administração municipal na modernização da segurança nas unidades escolares municipais, o que também beneficia a comunidade. 

"Começamos a instalação dos totens na cidade e chegamos às escolas, o que traz tranquilidade para os profissionais, alunos e também a comunidade. A segurança da população é uma prioridade e estamos investindo em tecnologia voltada à inteligência", explicou o chefe do Executivo, na ocasião.

As unidades que receberam os totens foram definidas a partir de uma pesquisa realizada junto às escolas sobre a quantidade de ocorrências. "Pensamos, junto à Secretaria de Segurança, de forma estratégica a partir de um levantamento das situações ocorridas nos bairros", disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.