Região - O Alto Tietê confirmou mais oito casos positivos de Monkeypox (MPX), mais conhecida como varíola dos macacos. No total, foram registrados 29 casos do vírus. Itaquaquecetuba tem o maior número de casos, dez. Já Suzano registrou oito casos, e Mogi das Cruzes, cinco contaminados. Ferraz de Vasconcelos três positivos. Poá, Arujá e Santa Isabel registraram um caso cada. Há ainda 21 casos suspeitos em investigação.
De acordo com a Prefeitura de Mogi, dos quatro casos confirmados, todos são adultos jovens. A Administração Municipal informou que não há óbitos ou novos casos suspeitos até o momento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou mais um caso em Mogi na noite de ontem. São 5 casos confirmados na cidade.
Já a Secretaria de Saúde de Suzano informou que há sete casos positivos, sendo que três pessoas já se recuperaram e quatro estão em isolamento domiciliar. Há ainda três suspeitos à espera dos resultados dos exames. De acordo com a secretarial estadual, mais um caso foi confirmado em Suzano. No total são 8 casos registrados no município.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que até o momento foram confirmados oito casos de Monkeypox. Todos adultos jovens e três já curados. A Pasta contabiliza outros 15 casos descartados e dez em análise, que apresentaram sintomas leves como febrícula e pequenas manchas no corpo. Os casos são atendidos na rede de saúde municipal em conjunto com os serviços de referência do Estado.
Na noite de ontem, a SES confirmou mais dois casos em Itaquá, totalizando 10 casos confirmados no município.
Em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria de Saúde confirmou dois casos da doença. Os pacientes, ambos homens de 41 e 29 anos, estão em acompanhamento domiciliar através da Unidade Básica de Saúde (UBS) da área de abrangência. De acordo com a Pasta, 4 casos aguardam resultados de exames. O Estado confirmou mais um caso na noite de ontem, totalizando três positivos na cidade.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Poá informou que registrou o primeiro caso de varíola dos macacos no início do mês. A Secretaria de Saúde de Arujá destacou que o município registrou um caso de varíola dos macacos. Segundo a Prefeitura, o paciente é homem, 27 anos, em bom estado de saúde. O município conta ainda com quatro casos suspeitos que aguardam o resultado de exames. Em Santa Isabel foi confirmado o primeiro caso de varíola do macaco. O paciente é um homem, de 42 anos, que se encontra estável e sendo monitorado pela equipe técnica da secretaria municipal de Saúde.
Santa Isabel orienta para que "as pessoas que apresentarem sintomas como lesões na pele parecidas com espinhas ou bolhas, dor de cabeça, febre acima de 38°, cansaço ou dor no corpo, ou que tiveram contato com pessoas que apresentaram esses sintomas nos últimos 21 dias, devem procurar atendimento na UPA ou nos postos de saúde". A Administração Municipal informou ainda que "para se prevenir, use máscara de proteção individual, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel, não compartilhe objetos pessoais, evite contato físico com suspeita ou caso confirmado e evite contato íntimo com desconhecidos.