O aplicativo gratuito Ilumina Suzano (Iluminação Pública), desenvolvido por meio de parceria da Prefeitura com o consórcio responsável pela manutenção de lâmpadas, braços e luminárias, oferece atendimento rápido para quem deseja solicitar reparos na iluminação pública. O canal de comunicação virtual funciona desde 2018 e atende todos os bairros da cidade.
Por meio da ferramenta gratuita para aparelhos celulares com o sistema operacional Android e IOS, disponível nas páginas do Google Play http://bit.ly/IluminaSuzano e da App Store https://is.gd/aETyUO, o usuário pode preencher um formulário com seu nome e detalhes do local que precisa de manutenção. Após concluir a notificação, o cidadão recebe um código com o qual é possível acompanhar o serviço, que é realizado em até 72 horas.
Já foram feitos mais de 11 mil reparos, com troca de lâmpadas e reatores. Os trabalhos realizados pelo Consórcio Ilumina Suzano em parceria com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos têm o objetivo de cobrir todos os pontos de luz danificados e reduzir o tempo de resposta para realizar os serviços. Ao todo, o parque de iluminação pública de Suzano conta com 21.554 pontos de luz.
Para o chefe da Pasta, Samuel Oliveira, a plataforma online oferece praticidade para os cidadãos e permite maior agilidade no atendimento. O secretário ainda ressaltou o trabalho constante para garantir iluminação eficiente e mais segurança à população.
"Desde a primeira gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), estamos nos esforçando nos reparos da iluminação pública, com a instalação de pontos de LED e a troca de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico", destacou.
Além do aplicativo, pedidos para manutenção da iluminação também podem ser feitos pelo telefone 0800-779-3310, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Itaquá
A Prefeitura de Itaquaquecetuba prorrogou para o dia 15 de fevereiro o pagamento da primeira parcela da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip - serviço de iluminação). Assim, os contribuintes terão mais prazo para quitar, em parcela única, o serviço. O objetivo da cobrança é manter os serviços de iluminação pública de ruas, avenidas, praças e demais logradouros públicos.