A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes realizou, ontem, uma reunião com representantes dos hospitais públicos e privados que atendem pacientes com coronavírus (Covid-19) na cidade. O objetivo foi informar e esclarecer sobre os procedimentos técnicos relacionados à vacinação contra o novo coronavírus que, neste momento, será priorizada para os profissionais que atuam na linha de frente. Por enquanto, não há doses disponíveis para nenhum grupo nos postos de saúde.
A reunião foi conduzida por uma equipe da Vigilância Epidemiológica, composta pela chefe da Divisão, Lilian Peres Mendes, a médica Tereza Nihei, e as enfermeiras Betânia Winckler Gouvea e Lívia Rocha do Rio. "Neste momento, o objetivo principal da campanha é vacinar os profissionais de saúde para a manutenção dos serviços de atendimento", informou Lilian.
Ela explicou que todos os profissionais de saúde serão contemplados, no entanto, diante da remessa reduzida de doses, a campanha está começando com quem atua na linha de frente, atendendo e cuidado pacientes com o novo coronavírus em hospitais e pronto-socorros (PS). Como acontece anualmente na vacinação contra a gripe, esses trabalhadores serão imunizados diretamente em seus locais de trabalho.
No encontro, os representantes dos hospitais puderam conhecer mais detalhes sobre a vacina, sua forma de aplicação e contraindicações. A primeira remessa recebida anteontem à noite contém apenas vacinas CoronaVac, o imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacina foi aprovada pela Anvisa no domingo e deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.
A primeira vacina contra o coronavírus foi aplicada em Mogi na noite de quarta-feira, às 20h40, uma hora depois da chegada das doses. O enfermeiro do Pronto Atendimento Covid-19 do Hospital Municipal, Davi Chaves de Oliveira, 49 anos, foi o primeiro a receber a vacina. Em seguida, mais nove profissionais, incluindo o secretário municipal de Saúde, o médico Henrique Naufel, também foram imunizados.
A vacinação continuou ontem no Hospital Municipal, quando um total de 40 profissionais receberam a vacina, até às 17 horas. Nos demais hospitais e PS, a imunização será iniciada hoje, já que as equipes responsáveis aguardavam por todas as instruções.
O município segue todas as determinações dos governos estadual e federal para a aplicação da vacina. As próximas fases dependem do envio de novas remessas, mas a Secretaria Municipal de Saúde fará ampla divulgação pelos canais oficiais e meios de comunicação.