A Secretaria de Receita de Itaquaquecetuba iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2026 aos contribuintes. O lançamento contempla 106.745 imóveis e quem optar pelo pagamento à vista ganha 10% de desconto. A parcela única e a 1ª do parcelamento vencem em 15 de fevereiro.

“O IPTU é uma das principais fontes de investimento da cidade e retorna diretamente em serviços essenciais para a população. Cumprimos rigorosamente os percentuais constitucionais, destinando 15% para a saúde e 25% para a educação", destacou o prefeito Eduardo Boigues.

A segunda via pode ser emitida pelo site itaquaquecetuba.sp.gov.br/iptu-2026. Basta clicar em "IPTU", depois em “emitir boleto”, selecionar “2ª via carnê”, preencher os dados, clicar em "pesquisar” e realizar o download ou impressão do boleto. No primeiro acesso aos Serviços Online, é necessário realizar o cadastro na tela inicial para ter acesso completo às informações e serviços disponíveis.

O pagamento pode ser realizado em qualquer instituição bancária. O atendimento presencial em caixa está disponível exclusivamente nas casas lotéricas. Também é possível efetuar o pagamento por meio do internet banking e aplicativos bancários.

“Pedimos que os contribuintes fiquem atentos aos prazos para aproveitar o desconto da parcela única e evitar atrasos no pagamento”, afirmou o secretário de Receita, Silvio Alves Soares.

“Cada pagamento contribui diretamente para a manutenção e ampliação dos serviços públicos. Manter o pagamento em dia garante a qualidade dos serviços do município”, acrescentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Isenção

O município mantém seu programa de isenção do IPTU, que deve beneficiar aproximadamente mil contribuintes que atendam aos requisitos legais. O prazo para solicitar a isenção vai até 15 de março de 2026. Podem requerer o benefício aposentados ou pensionistas que possuam apenas o imóvel em que residem, com área construída de até 90 m², área de terreno de até 400 m² e renda familiar de até três salários mínimos.