Na data em que é celebrado o Dia dos Professores, a Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes avaliou o impacto da pandemia de coronavírus (Covid-19) na vida e aprendizado dos alunos e profissionais da rede. 
A professora e secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, informou que a estratégia para mitigar a mudança drástica e repentina do presencial para o virtual foi dar liberdade para os docentes se organizarem. "O professor é o maior conhecedor da realidade de sua escola, por isso demos essa abertura para sugestões de como as aulas deveriam ser transmitidas e as atividades aplicadas. Acompanhamos as variações de perto com nosso departamento pedagógico para seguirmos o currículo de forma unificada", declarou.
Diante da digitalização pela qual todo o sistema teve que se submeter nos últimos meses, Juliana acredita que a pandemia dividirá a educação em antes e depois, mas a presença do professor continuará sendo fundamental. "Não existe educação sem o professor. Não há máquina nem tecnologia que substitua esse profissional, porque não estamos falando apenas de transferência de conhecimento, mas da formação pessoal dos alunos e isso nenhuma plataforma digital é capaz de transmitir como o professor faz", disse.
A secretária avalia que uma das maiores perdas para a educação durante este período de distanciamento que segue ativo foi a ausência do contato professor/aluno e aluno/aluno,  importante da formação das crianças. "Teremos de reaprender muitas coisas e enfrentar grandes desafios no retorno presencial. Precisaremos restabelecer a rotina das crianças que foi perdida durante a quarentena. Nisso, os pais precisarão nos ajudar", comentou.
De acordo com a responsável pela Pasta, muitas mudanças vieram para ficar e o pós-pandemia será marcado por uma formato educacional híbrido - que mistura atividades remotas e aulas presenciais. "Aí consiste outro grande desafio, pois para alcançar esse formato precisaremos construir uma cidade que oferte internet em todos os lugares. Precisamos dialogar com as empresas provedoras e cobrir essa demanda", ponderou.
Apesar das adversidades enfrentadas nos últimos meses, a secretária considera que os alunos da rede estão conseguindo manter um bom aproveitamento. Recentemente a Prefeitura aplicou uma avaliação virtual onde 75% dos alunos participaram e a nota média ficou em 8.10. 
*Texto supervisionado pelo editor.