A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria de Mogi das Cruzes finalizou neste domingo (25) a obra de reconstrução de galerias de águas pluviais na avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura do Botujuru, em Mogi. Após identificação de problema, na semana passada, as equipes iniciaram a empreitada no sábado (24) pela manhã e concluíram o trabalho com a implantação no local de uma nova tubulação mais robusta e resistente, segundo a Prefeitura.

Para alcançar a tubulação antiga, que se rompeu em dois pontos com a ação do tempo, foi preciso escavar até 4 metros de profundidade. A Prefeitura disse que o serviço foi feito de forma cautelosa, com escoramento das laterais para a segurança dos trabalhadores e também evitando interferência com tubulação de gás que passa pelo mesmo local.

Concluída a implantação da nova galeria, as equipes cuidaram da finalização, com recomposição do aterro, do subleito do asfalto e, por fim, a reconstrução e nivelamento da capa asfáltica. Somente para a recomposição asfáltica, foram utilizadas 13 toneladas de massa.

Os trabalhos foram executados dentro do cronograma inicialmente estipulado. Durante a intervenção, as equipes da Secretaria de Mobilidade e Trânsito atuaram em parceria com Serviços Urbanos, adotando uma faixa reversiva após abertura do canteiro central, uma vez que, por se tratar de uma rodovia, não havia alternativa de desvio para quem vinha do sentido Bairro-Centro.Já quem utilizou a via no sentido Centro-Bairro foi desviado pela rua de Todos os Santos. Houve também uma passagem específica para caminhões e ônibus.

Os agentes de trânsito também permaneceram no local para prestar orientações e auxiliar no ordenamento do tráfego de forma geral. A obra foi concluída e a pista foi liberada ainda neste domingo.

Asfalto

Segundo a Prefeitura, a mesma equipe que executou a reconstrução da capa asfáltica na avenida Francisco Rodrigues Filho, após obra de substituição de galeria de águas pluviais, fez durante o final de semana uma Operação Tapa-Buraco na rua Barão de Jaceguai. Só ali, foram 13 buracos tapados. Por se tratar de uma região de alta circulação e com vias estreitas, os serviços no Centro são feitos prioritariamente aos finais de semana.