O secretário de Esportes e Lazer de Ferraz de Vasconcelos, Francisco Pereira de Brito, conhecido por Tico, foi executado com cerca de 20 tiros, na frente do filho, próximo à casa onde morava, na rua José Masi, no bairro Jardim Nove de Julho, também em Ferraz. O crime ocorreu por volta das 23 horas de anteontem, o filho não foi atingido.
De acordo com informações da Polícia Militar, os criminosos que participaram do homicídio fizeram um motorista de aplicativo, de 38 anos, refém e usaram seu carro para ir até a casa do secretário. Após matarem Tico, os assassinos devolveram o veículo e roubaram o celular do motorista, para que ele não denunciasse o crime.
Em depoimento o profissional contou que ao terminar uma corrida em Ferraz foi surpreendido por dois homens armados e com panos no rosto. Ele contou que foi levado até um matagal onde ficou refém. Após cerca de uma hora, os criminosos voltaram ao local e entregaram o carro para ele, com manchas de sangue na porta do passageiro e no banco traseiro. Os criminosos levaram o celular do motorista para que ele não denunciasse o crime, mas com medo de que seu veículo estivesse relacionado a um crime, ele procurou a polícia.
Segundo informações apuradas pela reportagem, uma possível motivação para o crime seria uma dívida que o secretário teria, relacionada ao ramo de advocacia. A informação não foi confirmada pela Polícia Civil. O Setor de Homicídios de Mogi das Cruzes investia o caso.
O velório do secretário municipal ocorreu ontem às 17 horas, na Câmara Municipal de Ferraz, e o enterro será hoje, às 9 horas, no Cemitério da Saudade.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, lamentou o ocorrido. "O titular da pasta era um excelente gestor, que desde o início de 2017 esteve à frente do Esporte ferrazense lutando para fazer uma cidade melhor, oferecendo qualidade de vida aos munícipes por meio de várias ações de impacto", informou em nota.