A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ontem uma ação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, datado oficialmente em 8 de março. O objetivo foi homenagear as agentes comunitárias de saúde, que realizam as visitas domiciliares e são as primeiras a ter contato e dar assistência à famílias da cidade.
No encontro, as participantes, além de receberem pequenos presentes do Fundo Social de Solidariedade do município, puderam aprender mais sobre o atendimento que é oferecido pelo município à mulher vítima de violência, seja por parte da Saúde ou da Assistência Social. Foram abordados ainda pontos como a importância da notificação compulsória de violência, tipos de violência, abordagem da mulher vítima e a violação de direitos.
À frente da homenagem, estiveram as palestrantes Eliana Paganotti, que é psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cláudia Medeiros, que também é psicóloga do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência e Promoção da Cultura de Paz, bem como a farmacêutica Ana Cristina Barbosa e a enfermeira Layane Martins Bezerra de Jesus.
O titular da Assistência ferrazense, Rodrigo de Freitas Siqueira, destacou a importância de se ter uma rede que apoia e oferece respaldo às mulheres vítimas de violência. "A gente aproveitou este dia para homenagear, valorizar nossas profissionais, mas também para lembrar o quanto a mulher tem sofrido", informou.