A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou ontem o levantamento topográfico de aproximadamente 400 metros de extensão para a instalação de uma rede coletora de esgoto nos fundos da rua Rosa Germano Ferreira, no Jardim Nossa Senhora do Caminho, em Ferraz de Vasconcelos. A obra avaliada em cerca de R$ 100 mil deverá beneficiar 19 casas que têm a chamada soleira invertida, ou seja, o terreno não possui queda d'água para a rua.
De acordo com o setor de engenharia da Sabesp, com a conclusão do estudo, a obra poderá começar em breve e a expectativa é que os serviços durem cerca de uma semana.
A colocação da rede coletora de esgoto nas 19 residências ganhou força a partir do engajamento político do vereador, Claudio Ramos Moreira (PT), em janeiro. Ele cobrou uma posição da cúpula da Sabesp, em Suzano. A determinação surgiu, sobretudo, após Claudio Ramos questionar o chefe da Unidade de Gerenciamento Regional (UGR), Eduardo Camargo Afonso, na semana passada.
Agora, o petista promete lutar junto à prefeitura para conseguir a instalação de uma lombada, inclusive já solicitada por um morador ao setor competente da administração municipal. Além disso, Ramos vai propor ainda a realização de uma operação tapa-buraco na mesma via pública. "Em suma, estou conversando com o chefe do poder Executivo para convencê-lo a fechar a buraqueira no bairro Nossa Senhora do Caminho", conclui.