A Secretaria de Saúde de Arujá promoveu nesta semana a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social para Ações de Prevenção e Controle da dengue, chikungunya e zika. O objetivo foi compartilhar informações com membros do executivo e da sociedade civil e discutir estratégias para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
No encontro, integrantes do colegiado receberam informações sobre a doença e as atividades de prevenção e monitoramento que abrangem toda a cidade e são realizadas diariamente pelo Departamento de Controle de Vetores.
"Mesmo em meio à preocupação com o coronavírus, não podemos nos esquecer de doenças como a dengue, que são de igual modo perigosas e que já levaram milhares de pessoas a óbito. A responsabilidade pelo combate é de todos nós, por isso precisamos nos unir em prol desta causa", afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Miriam Miletti.
O Comitê de Arboviroses visa apoiar o munícipio no acompanhamento e intensificação de intervenções preventivas em conformidade com o Programa Nacional de Combate à Dengue. O colegiado é coordenado pela Saúde e composto por membros da sociedade civil, órgãos públicos e outras esferas, com participação voluntária.
Arujá registrou oito casos de dengue até o dia 11. A Secretaria de Saúde tem intensificado o trabalho preventivo, com a vistoria a imóveis, nebulizações em áreas consideradas de maior risco, coleta de pneus em borracharias, terrenos e vias públicas e instalação de telas de caixa d'água.