O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 4 a 1, ontem à tarde, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, e chegou às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O próximo desafio da equipe gremista na Copinha é o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, que bateu o Goiás, também ontem, por 4 a 2, em Itapira. O confronto, que será realizado amanhã, depende de confirmação da Federação Paulista de Futebol (FPF), mas deve acontecer novamente no Nogueirão.
O clube carioca chega credenciado para enfrentar o Grêmio pelas quartas, pois é o atual vice-campeão do torneio. Na final do ano passado, o Vasco perdeu para o São Paulo, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate de 2 gols no tempo regulamentar.
O tricolor gaúcho manteve o bom retrospecto em Mogi das Cruzes, somando a terceira vitória seguida na fase de mata-mata. A equipe comandada por Guilherme Bossle começou atrás no placar, mas ainda no primeiro tempo se recuperou e conseguiu a virada. "Nosso time entrou disperso e o Atlético aproveitou esse momento. Mas sabíamos que os nossos meninos dariam a volta por cima", disse Bossle.
Após um domínio maior dos atleticanos em quase toda o primeiro tempo, o Grêmio conseguiu achar espaços na zaga adversária e a estrela de Elias Manoel brilhou, marcando os gols de empate, aos 42 minutos, e da virada, aos 44.
Já na segunda etapa, os gaúchos continuaram embalados e mantiveram o bom futebol. Com gols de Rildo e Heitor, o tricolor deu números finais à partida.
O treinador gremista explicou que o "fator casa" tem feito a diferença. "O campo é um tapete, não temos do que reclamar. Já estamos aqui há 16 dias, então podemos dizer que o Grêmio já se sente mogiano", brincou.
Autor de um dos gols do Grêmio, o zagueiro Heitor Marinho disse estar satisfeito com os resultados da equipe. "Todos estamos felizes. A partida foi difícil, mas nosso time soube aproveitar melhor as oportunidades", analisou o zagueiro.
O diretor-geral da base gremista, Gustavo Schmitz, disse que é uma alegria estar na cidade. "O nosso objetivo era chegar às quartas. Agora que conseguimos, pretendemos continuar aqui e ir o mais longe possível", afirmou o dirigente.
Os torcedores Enzo Henrique, 13 anos, e Gustavo da Silva,16, ficaram felizes com a vitória do Grêmio e ainda conseguiram um presente ao final da partida. "O Guilherme, camisa 11 do Atlético, me tratou bem e me deu uma chuteira", comemorou o pequeno torcedor.
* Texto supervisionado pelo editor.