A Creche Subvencionada Antônio Paulino Sobrinho, localizada na rua Líbero Badaró, 54, no bairro do Pequeno Coração, em Itaquaquecetuba, inspirada em experiências que deram certo na Educação Infantil, implantou em sua unidade o Projeto Parque Sonoro, que tem como objetivo proporcionar às crianças da unidade escolar um ambiente cheio de possibilidades e experiências sensoriais de exploração musical livre.
De acordo com a diretora da creche, Jéssica Belarmino Freitas, a ideia é que a criança seja protagonista da experiência, interaja com o espaço e os objetos contidos nele, em meio a estímulos sensoriais, motores e, sobretudo, auditivos que exercitam sua atenção e imaginação.
Para montar a estrutura, a equipe da creche Antônio Paulino Sobrinho contou com a colaboração da comunidade, principalmente dos pais de alunos. "Todos participaram da criação doando panelas, tampinhas de garrafa, potes e diversos materiais", destacou a diretora.
A supervisora escolar referência das creches subvencionadas, Alessandra de Souza Dias, afirma que a ação foi muito importante. "Ao inserimos as nossas experiências, vivências múltiplas do cotidiano conseguimos dar sentido e significado a esta ação, uma vez que os materiais não são estruturados e praticamente todo o trabalho é realizado com reciclável e/ou sucata", explicou.
O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, disse que o grande desenvolvimento da Educação Infantil no país ocorreu a partir do momento da substituição do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por meio de emenda constitucional, isto é, em 2009, o acesso à Educação Infantil se democratizou, exigindo atenção especial para com esta demanda que é a base da Educação.
Na mesma direção, a secretária-adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, falou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, compreende a Educação como um dos direitos da criança.