A comemoração do Dia dos Pais, que será no próximo domingo, já começou a movimentar o comércio da cidade. Na data, a tradição sugere que a família esteja reunida e que os pais sejam presenteados pelos filhos. A reportagem foi ontem até o centro de Mogi para verificar como estão as vendas das lojas e, de acordo com os comerciantes, a expectativa é de 5% a 10% de crescimento.
A gerente Juliana Galvão, de 28 anos, afirmou que espera 10% de alta para este ano. "Esperamos esse cenário melhor em relação a 2018. Por enquanto, os nossos clientes ainda não estão correndo para fazer as compras, o movimento começa a crescer entre sexta-feira e sábado que antecede a data", afirmou.
O proprietário de uma loja de roupas, Hyro Cardoso, 73, é mais um comerciante que conta com o aumento das vendas, especialmente no final de semana. "O pessoal já está comprando bastante aqui, mas a tendência é que no sábado os clientes venham em maiores quantidades. Geralmente, as calças e camisas são as roupas que mais saem em comemoração ao Dia dos Pais", explicou.
Com uma boa observação aos consumidores, a gerente Ellen Pereira Santos, 40, disse que este ano as pessoas estão mais preocupadas em presentear os familiares e amigos. "Para esta comemoração, em relação ao ano passado, a expectativa de crescimento é de 5% a 10%, até porque as pessoas estão comprando mais presentes agora. Sem dúvida 2019 está bem melhor a 2018", concluiu.
Para presentear o pai, a estudante Brenda Regina, 18, está planejando comprar algum utensílio de cozinha, já que o pai é cozinheiro. "Infelizmente, meu pai está morando em outro Estado, então não vou conseguir ver ele no Dia dos Pais. Embora ele esteja longe, nós sempre conversamos por mensagens ou chamadas de vídeo e eu já estou pensando no que vou enviar para ele", disse.
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) afirmou que a expectativa de crescimento para o faturamento do comércio em 2019 é de 1,5% a 2% em comparação com 2018.
*Texto supervisionado pelo editor.