A Prefeitura de Suzano iniciou ontem o processo de acolhimento e formação dos psicólogos encaminhados pelo governo do Estado para fortalecimento e ampliação do atendimento da demanda em saúde mental do município. Já foram contratados 34 profissionais, por meio da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e a previsão é de que comecem a atuar efetivamente no próximo dia 10. O processo seletivo promovido pela entidade continua e mais sete psicólogos ainda serão chamados.
A abertura da semana especial de recepção foi realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna. Nos próximos dias, até sexta-feira, as atividades ocorrerão no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Jardim Monte Cristo. O processo de formação é realizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Suzano, o governo do Estado e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Os objetivos são a integração dos profissionais, a apresentação sobre a cidade e a preparação a respeito de como e onde irão trabalhar. Todos têm especialização acerca de atuação em traumas, a maioria com experiência em saúde pública.
A contratação pode durar até dois anos. Quando totalizado, o grupo somará 41 psicólogos, que prestarão atendimento nos quatro Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). Além desses, outros seis profissionais especializados em Educação estão sendo contratados pelo governo do Estado para ficarem à disposição das escolas públicas de Suzano, das redes municipal e estadual. A atuação deles será mais específica, com foco nos educadores e no desenvolvimento de um trabalho de prevenção e identificação de casos de bullying e depressão, por exemplo.
O secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon, lembrou que, atualmente, há cerca de 1,5 mil pessoas na fila de espera por atendimento desde o dia do ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em 13 de março deste ano, episódio que resultou na morte de oitos pessoas, além dos dois atiradores, e que motivou o convênio entre o município e o governo do Estado para a vinda dos profissionais. "Queremos fazer a prevenção e atender a demanda. E não só quem foi atingido diretamente pelo ocorrido", disse o chefe da pasta.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), a chegada dos profissionais é um marco importante para Suzano. "Quero agradecer a todos os setores do governo estadual que ajudaram a concretizar essa conquista. O motivo da iniciativa foi a tragédia na Raul Brasil, que ultrapassou os muros e impactou a cidade toda", destacou.