Uma parceria entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com a Universidade de São Paulo (USP) possibilitará a capacitação, a partir desta quinta-feira, de 50 professores das redes municipais de Educação no curso de extensão universitária "Aperfeiçoamento na Área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial", desenvolvido com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa) e Centro de Recursos em Deficiência Múltipla, Surdocegueira e Deficiência Visual.
As aulas, sem qualquer custo para os participantes, serão ministradas por profissionais da USP todas as quintas-feiras à noite, no Complexo Educacional Mirambava, em Suzano. O curso tem duração de 12 meses e está previsto a realização de um segundo módulo, sobre "Comunicação para Pessoas com Surdocegueira Congênita e Pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial", com mais 12 meses de duração.
Surdocegueira é uma deficiência em que a pessoa apresenta perdas auditivas e visuais concomitante, o que a leva a desenvolver diferentes formas de comunicação para interagir com as pessoas.
O Complexo Educacional Mirambava fica na rua Campos Salles, 884, no centro de Suzano.