Os cinco municípios mais populosos do Alto Tietê (Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes) têm 19 casos de sarampo aguardando o diagnóstico para confirmar ou descartar a doença. Os dados foram informados pelas Secretarias Municipais de Saúde à reportagem na tarde de ontem.
Em Itaquaquecetuba, por exemplo, já existem quatro pessoas infectadas pela doença, porém não há a informação de quantos casos foram notificados. Por Mogi, duas pessoas receberam o diagnóstico de sarampo nesta semana e a cidade ainda aguarda o resultado de exames de mais oito casos. Ferraz também tem oito notificações sendo avaliadas. Um morador já confirmado já foi com a doença. Suzano também revelou dois casos de sarampo na cidade e tem uma pessoa esperando a conclusão das coletas. Poá, que não confirmou nenhuma notificação, tem duas sendo analisadas. As demais cidades foram contatadas pela reportagem, mas não responderam os questionamentos sobre a quantidade de casos sob suspeitas.
As pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão inseridas no grupo prioritário para imunização por estarem na faixa etária considerada mais vulnerável, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Quem tem menos de 29 anos precisa obter as duas doses registradas na caderneta de vacinas e, a partir dessa faixa etária, deverá ter ao menos mais uma dose.
*Texto supervisionado pelo editor.