Assim como Mogi das Cruzes, o município de Jundiaí, no interior do Estado, tem porte médio e objetivos planos de crescimento. Além disso, outro ponto que une as duas cidades é a vinda do Serviço Social do Comércio (Sesc). Enquanto para os jundiaienses a ferramenta já é uma realidade desde a década passada, a Prefeitura de Mogi tenta a implementação de uma unidade para os próximos anos.
Questionada pela reportagem, a administração municipal de Jundiaí afirmou que não foi necessária a realização de nenhuma obra para receber a unidade do Sesc, já que as adequações no terreno foram realizadas pela própria entidade. Assim como deve ocorrer em Mogi, o terreno que instala a unidade jundiaiense também foi doada pela prefeitura da cidade pela Lei 5757, de 11 de março de 2002, após o projeto do Executivo ter sido aprovado em sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Jundiaí em março de 2002. Portanto, não houve qualquer problema legal para a doação do terreno, segundo a administração municipal de Jundiaí.
Em Mogi, o prefeito Marcus Mello (PSDB) visa realizar o mesmo procedimento, tanto que  marcou para o dia 3 de julho uma audiência pública para discutir, junto à sociedade, a instalação do Sesc no terreno que abriga hoje o Centro Esportivo do Socorro. Nesta audiência será discutido apenas o modelo para a transferência da área, não sendo debatido o local ou as atividades que serão implantadas pelo Sesc.
Talvez seja justamente a área de instalação que difere a unidade do Sesc de Jundiaí com a prevista em Mogi. Enquanto a primeira fica na ampla avenida Antonio Frederico Ozanan, a unidade de Mogi deverá ser instalada em um local que hoje é conhecido pelo seu intenso fluxo e congestionamento de veículos. A prefeitura de Jundiaí afirmou que na ocasião da escolha da área, estudos técnicos foram realizados pela Secretaria de Trânsito para garantir que a unidade fosse instalada em um local adequado no que diz respeito ao impacto no trânsito.
Benefícios
Também solicitada pela reportagem, a prefeitura de Jundiaí fez uma avaliação sobre os impactos do Sesc na cidade e classificou como fundamental na transformação e ampliação dos horizontes culturais na cidade. "O Sesc trouxe referências de diversas linguagens artísticas e trabalha de maneira ampliada na formação dos alunos, mas também trouxe o fomento à economia criativa, por meio de novas vagas de trabalhos para artistas e técnicos. Além disso, o Sesc incentiva, enquanto parceiros, importantes eventos do calendário municipal", analisou a prefeitura.