Quando Jesus encontrou Pedro após a ressurreição, perguntou a Pedro por três vezes se ele o amava. Uma passagem de difícil entendimento, em razão de ficar claro o propósito de Jesus ali com essas perguntas repetidas. Pedro parece que ficou até entristecido com as perguntas de Jesus. Algumas vezes, entender esse propósito exige um pouco mais de estudo e esforço. Faremos isso a seguir para compreendermos juntos.
1) Esse encontro acontece depois da ressurreição de Jesus, após um segundo milagre de pesca milagrosa que Jesus promoveu (agora, já ressuscitado) diante de alguns dos discípulos, parecida com o primeiro milagre da pesca maravilhosa (João 21:1-14). Após esse milagre, Pedro percebeu que o homem que estava na praia era Jesus (João 21:7). Então, todos foram comer juntos e segue-se o diálogo de Pedro com Jesus, com a primeira pergunta de Jesus a ele: "Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros" (João 21:15). Por que Jesus, mesmo depois de receber a resposta de Pedro de que o amava, perguntou mais duas vezes a Pedro se ele o amava?
2) Alguns pensam que Jesus quis fazer um contraste aqui com as três vezes que Pedro o negou (Mateus 26:75). Isso é muito possível. Era algo que estava bem fresco na memória de Pedro, porém, Jesus não o fez diretamente como uma forma de feri-lo, mas de uma forma incrivelmente sensível, para demonstrar a nova situação de Pedro, agora, perdoado e sendo preparado para ser o líder da sequência do trabalho de Deus na terra. Agora, Jesus queria que Pedro o confessasse três vezes e lembrasse da sua restauração.
3) Além da restauração de Pedro, o principal fato em questão aqui é que Pedro já havia sido perdoado, porém, como alguém que negou Jesus poderia liderar a igreja de Cristo? Certamente teria dificuldades e objeções diante das pessoas, se o próprio Cristo não indicasse que essa era a vontade de Deus ali na frente de outros discípulos. O foco principal de Jesus é, então, deixar claro que Pedro seria líder e estava plenamente restaurado para tal.
4) A repetição da pergunta por três vezes também nos indica o foco principal que Pedro deveria ter em seu trabalho como apóstolo: o amor. O amor a Jesus, pleno, totalmente comprometido, só esse amor daria a Pedro (e a todos que servem a Deus) a capacidade de pastorear as ovelhas do Senhor, de cuidar da igreja de Cristo, o que é um grande desafio que, sem o suporte do amor a Deus, não seria plenamente completado.
5) Meus cordeiros e minhas ovelhas foi como Jesus chamou aqui a Sua igreja. Sabemos que são dois tipos de animais muito usados figuradamente por serem parecidos com os seres humanos em vários comportamentos, bem problemáticos como os seres humanos são, e também por necessitarem de pastoreio para que tenham uma vida boa e agradável. Nada mais claro para demonstrar como seria o trabalho do apóstolo Pedro, um homem restaurado, que agora confessa Jesus sem qualquer medo e o ama acima de todas as coisas.