A Prefeitura de Mogi das Cruzes reabrirá a Pinacoteca amanhã, após um trabalho de reforma e reforço na segurança realizado nos últimos dois meses. Os dias e horários de funcionamento continuarão os mesmos - de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Entre os destaques da reabertura está a exposição "Olhar Feminino", que foi adiada para a realização da reforma.
"A reforma das instalações de segurança é para proteger os acervos em exposição na Pinacoteca. Instalamos câmeras e alarmes pensando sempre na segurança, tanto das exposições quanto das pessoas que vão para a visitação", comentou o secretário de Cultura, Mateus Sartori. Ele disse ainda que as novas câmeras de monitoramento estão interligadas com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).
A 7ª edição do Olhar Feminino teve início em março, porém, precisou ser interrompida para a instalação dos equipamentos de segurança. A Secretaria de Cultura, então, decidiu prolongar a exposição e, por isso, ela será uma das atrações da reabertura da Pinacoteca. O acervo ficará exposto até o final de julho. O evento faz parte do calendário oficial de eventos e projetos culturais e turísticos do município para 2019.
A Pinacoteca
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes foi inaugurada em setembro de 2016, no prédio da antiga Biblioteca Municipal. O local tem dez espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. A entrada para o público é gratuita.
Para agendar visita de grupos de pessoas ou grupo de alunos, basta mandar um e-mail para
[email protected] ou telefonar para o número 4798-6902. É possível também conferir as exposições presentes na Pinacoteca por meio do site http://www.cultura.pmmc.com.br/museuvirtual/museu/pinacoteca/acervo.
A Pinacoteca está localizada na rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes.
Furto
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes teve de ser fechada, no dia 17 de abril deste anos, após a identificação do furto de uma obra de arte. Dias depois, foi constatado que a imagem subtraída, da santa Nossa Senhora da Conceição, estava escondida na própria Pinacoteca. A prefeitura levantou suspeita de que a obra poderia ter sido escondida para, posteriormente, ser furtada. Desde então, o espaço ficou fechado para que a segurança fosse reforçada, além de obras de revitalização.